Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Evento Londrina Mais retorna em formato virtual e com foco na superação Evento Londrina Mais retorna em formato virtual e com foco na superação

Evento Londrina Mais retorna em formato virtual e com foco na superação

Wednesday, 25 de August de 2021

A preparação do evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação já começou; este ano, o Londrina Mais Superação será realizado de 25 a 29 de outubro, totalmente on-line

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Londrina deu início aos preparativos de mais uma edição do Londrina Mais, evento anual realizado de 2017 a 2019 pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Desta vez em formato virtual, o Londrina Mais Superação está programado para os dias 25 a 29 de outubro, e irá trazer a estudantes e profissionais de educação uma ampla programação, que inclui oficinas, palestras, e estandes virtuais com exposição de trabalhos das unidades escolares e para os parceiros da SME.

“O Londrina Mais é a grande festa da educação de Londrina, e vai trazer o tema de como nos comportaremos em relação a todos os desafios que a pandemia trouxe. Por exemplo, nesse retorno ao presencial, como recuperar a aprendizagem dos alunos que ficaram sem aula presencial, como acolher os professores e as crianças. É um evento focado em pessoas, e em como cuidar dessas pessoas”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

A primeira edição do Londrina Mais foi realizada nos período de 19 a 21 de outubro de 2017. Na época, o evento expôs cerca de 500 trabalhos de mais de 80 unidades escolares de Londrina. As tendas interativas Cimatec e Londrina Fli ofereceram atividades relacionadas às áreas de Ciências, Matemática e Tecnologia, e de Literatura, respectivamente. Houve também palestras para profissionais de ensino e apresentações artístico-culturais.

Foto: Vivian Honorato

No ano seguinte, o II Londrina Mais foi sediado no Parque de Exposições Governador Ney Braga, de 9 e 11 de agosto. A programação incluiu 20 palestras, ministradas por profissionais de Londrina e outras cidades, capacitações para secretários de educação de mais de 20 municípios, além de uma série de trabalhos produzidos pelos alunos de 150 unidades escolares, distribuídos em estandes.

Dando sequência ao sucesso dos anos anteriores, a última edição, realizada em 2019, trouxe a “Sustentabilidade” como tema principal. O III Londrina Mais foi realizado nos dias 22 a 24 de agosto, também no Parque Ney Braga, onde 110 unidades escolares da rede municipal expuseram seus trabalhos pedagógicos.

Mais de 10 mil pessoas compareceram em visita aos estandes ou para participar das atividades oferecidas. Foram realizadas 17 palestras e 24 oficinas abertas para o público em geral. Três universidades estiveram presentes, e 10 das 54 entidades conveniadas à SME expuseram seus trabalhos.

E para 2021, com o formato alterado de presencial para on-line devido à pandemia, o objetivo é reunir, em um único evento, a formação dos quase cinco mil professores da rede municipal; a exposição de experiências exitosas de alunos e professores de todas as unidades escolares de Londrina; e parcerias exclusivamente voltadas à educação.

A programação também prevê atividades interativas em diferentes áreas do conhecimento, como matemática, arte, inglês, educação física, informática, robótica e outras, para 40 mil estudantes; além de lançamentos de publicações educacionais, como revistas e livros. Os estudantes também terão a oportunidade de aproveitar oficinas com contação de histórias, experimentos e jogos.

Editais – E com o objetivo de oferecer todas essas atrações, a SME publicou dois editais de chamamento, que podem ser conferidos na página da Educação no Portal da Prefeitura, link portal.londrina.pr.gov.br/londrina-mais-2021 . O primeiro é o Edital n° 004/2021, que irá selecionar palestrantes para o Londrina Mais Superação.

Podem se candidatar pessoas físicas e jurídicas que comprovem experiência em ministrar palestras. Os temas abordados podem incluir as áreas de Educação Fundamental I, Educação Física, Educação Especial, Educação Infantil, Educação Sócio Emocional, e Gestão Escolar. Na abertura do evento, também há oportunidades para palestras que abordem o tema desta edição na perspectiva de acolhimento à criança, superação e novos desafios, ou perspectivas futuras para a educação.

As inscrições para este chamamento ficarão abertas até 10 de setembro. Nesse período, os documentos exigidos para habilitação devem ser entregues na sede da SME ou encaminhados ao e-mail [email protected] .

Também está em andamento o Edital n° 005/2021, que foi lançado com o objetivo de credenciar empresas das áreas de eventos e treinamento; materiais pedagógicos, didáticos, de tecnologia educacional, literatura infantil; instituições de ensino superior, editoras e outras áreas afins. Os selecionados vão contar com um estande virtual durante o evento, para prestação de serviços ou realizar oficinas. Os interessados devem conferir a íntegra do edital, e fazer sua inscrição no período de 23 de agosto a 17 de setembro, diretamente na sede da SME ou pelo e-mail [email protected] .

Em caso de dúvidas ou mais informações sobre os chamamentos, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza o e-mail [email protected] e o telefone (43) 3375-0113. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Fonte: N.Com