Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Estudante de Londrina conquista 2º lugar na maior feira de ciências e engenharia do país

Estudante de Londrina conquista 2º lugar na maior feira de ciências e engenharia do país

terça, 29 de março de 2011
Categoria

?Resíduos sanitários de cães: impactos ambientais e saúde humana?. Foi com esse trabalho, que o estudante Tales Meira Gaspar, de 13 anos, aluno da 8ª série do Ensino Fundamental II do Colégio Universitário de Londrina conquistou o segundo lugar na categoria Saúde, na 9ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a FEBRACE, da Universidade de São Paulo (USP).

O evento foi realizado de 22 a 26 de março, na Escola Politécnica da USP. Ao todo, 23 estudantes concorreram nessa categoria. ?É uma emoção muito grande. Estou muito feliz. Todo o esforço valeu a pena?, afirmou o garoto. 

Como premiação, o adolescente ganhou uma medalha, uma câmera digital, um relógio de água e uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100 reais por mês durante um ano para aperfeiçoar o trabalho. A cerimônia de entrega foi realizada no Palácio do Governo de São Paulo. 

A pesquisa

A pesquisa apresentada por Tales durante a FEBRACE foi feita no Jardim Pacaembú l, em Londrina, local onde mora, com a orientação do professor da disciplina de Educação para o Pensar, Saulo Cavalli Gaspar. 

Entre março e outubro de 2010, o estudante fez o levantamento da população de cães do bairro e investigou questões sanitárias como vacinação, alimentação, exposição de fezes, condicionamento, coleta e destinação dos resíduos sanitários dos cães. 151 moradores responderam a um questionário padronizado. ?É um assunto que não se ouve falar muito, mas que é preocupante. A destinação errada dos dejetos dos cães pode trazer consequencias graves para o meio ambiente e para saúde humana?, explicou.  

Com o trabalho, Tales diz ter constatado o crescimento populacional de cães em Londrina. Só para se ter ideia, no Pacaembú l são 206 cachorros para 525 pessoas.  ?A cada três pessoas, uma tem cachorro. Se levarmos esse dado em conta, Londrina que possui 507 mil habitantes tem, então, quase 169 mil cães?, ressaltou. 

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que a população de animais domésticos seja, no máximo, 20% do total de habitantes de um município. Segundo dados da pesquisa, em Londrina, existem 67 mil cães a mais do que o recomendado. 

Resíduos

Outro dado que chama atenção na pesquisa é o volume de fezes produzidas pelos cães diariamente. Em Londrina, são geradas 370 toneladas diárias de lixo, dessas, 51 toneladas são de resíduos sanitários de cães. 

Quanto à destinação desse material, entre os moradores do Pacaembú I, 77% disseram jogar as fezes de seu cachorro no lixo comum; 11% na fossa; 8% na rua; e 4% na grama/quintal. De acordo com o trabalho de Tales, 100% dos entrevistados destinam de forma incorreta os dejetos caninos.  

A melhor solução encontrada com a pesquisa, segundo ele, é a rede de esgoto. ?O ideal é jogar as fezes dos cães dentro do vaso sanitário e dar descarga?. 

Agora, Tales pretende como sugestão acionar a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa para propor a regulamentação da coleta dos resíduos sanitários de cães e outros animais domésticos de forma diferenciada. 

A FEBRACE 2011 contou com 302 projetos, desenvolvidos por 670 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todas as regiões do País, oriundos de instituições públicas e privadas. Eles foram selecionados entre 1.427 trabalhos, submetidos diretamente pelos estudantes ou por meio das 42 feiras de ciências afiliadas, que envolveram cerca de 15.000 estudantes. 

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a FEBRACE é a maior feira de ciências e engenharia do País.

Fonte: Alfa Marketing e Eventos

Mais detalhes:

Colégio Universitário Rua Anna Morena, 250 - Jardim Maringá Fone: (43) 3378-6600 Website: http://www.cursouniversitario.com.br/