Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
10 esportes alternativos para quem não gosta de academia

10 esportes alternativos para quem não gosta de academia

sexta, 11 de outubro de 2019

Você não precisa ficar preso aos exercícios monótonos da musculação para ser saudável

A prática de exercícios físicos está relacionada com uma maior qualidade de vida e diminuição de vários problemas de saúde, fatores já comprovados de forma exaustiva pela ciência. Outro motivo pelo qual as pessoas investem em atividades físicas é melhorar aspectos estéticos. Apesar de todos esses benefícios, existem aquelas pessoas cuja vontade de ir para a academia é zero. Se você está nesse grupo e considera os exercícios monótonos e entediantes, saiba que existem outras alternativas à academia para você não se tornar uma pessoa sedentária.

10 esportes alternativos para quem não gosta de academia

Foto: Divulgação

1. Natação

A natação é um dos esportes mais versáteis que existe. É considerada uma das atividades mais completas por trabalhar todos os grupos musculares, além de ser excelente para quem possui problemas respiratórios. Nadar colabora para o aumento da resistência, ganho de força e até mesmo emagrecimento. Esse esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades, com o objetivo de participar de competições ou apenas como uma alternativa à academia.

2. Pilates

Se você quer um exercício que proporcione consciência corporal, uma boa alternativa pode ser o pilates. O método adotado visa o equilíbrio entre o corpo e a mente por meio de exercícios de alongamento e movimentos para fortalecer os músculos. Diminui a ansiedade ao trabalhar com o controle da respiração, previne lesões e pode colaborar para a correção postural.

3. Yoga

Tudo bem, eu sei que você acha que o yoga é totalmente oposto aos exercícios praticados na academia. Mas a verdade é que ele pode ser complementar e até substituí-los, de acordo com os seus objetivos. Ele também trabalha com o equilíbrio entre o corpo e a mente e possui influência budista e hinduísta. O trabalho é mais focado na respiração, na meditação e no controle do corpo. Existem seis linhas dentro do yoga, cada uma com um foco diferente: bhakti yoga, jñana yoga, karma yoga, raja yoga, raja vidya, yoga e hatha yoga.

4. Lutas

As modalidades de luta são ótimas alternativas à academia. Elas trabalham equilíbrio, força, resistência e controle corporal, além de melhorar o condicionamento físico de forma geral. Existem várias opções, desde as mais agitadas, como muay thai e boxe, até outras modalidades consideradas de menos impacto, como o judô. Pode ser que você encontre uma nova paixão com a prática desses esportes.

5. Corrida

Não é à toa que a corrida é um dos esportes mais adotados por quem gosta de fazer atividades físicas. O treino de corrida propicia vários benefícios ao organismo, como queima de calorias, melhora do sistema respiratório e cardiovascular, aumento da resistência, fortalecimento dos músculos das pernas, além da liberação de hormônios relacionados ao prazer. A modalidade também pode ser praticada em qualquer horário e ao ar livre.

6. Crossfit

O crossfit é uma excelente alternativa aos treinos de musculação na academia, e tornou-se popular nos últimos anos pelos benefícios que oferece. Entre eles estão o aumento da força e resistência e trabalhar grandes grupos musculares. A prática baseia-se na execução de movimentos intensos, com técnicas de levantamento de peso, movimentos de ginástica olímpica e exercícios aeróbicos.

Quem pratica exercícios como esses pode querer usar suplementos alimentares para potencializar os treinos, como whey protein, BCAA, entre outros. Nesse caso, sempre procure um nutricionista para saber da real necessidade de fazer uso desses produtos.

7. Parkour
Esse não é um esporte tão popular no Brasil, mas possui inúmeros benefícios ao corpo e pode ser uma ótima alternativa à academia. Nessa modalidade, você precisa fazer uma corrida de obstáculos, utilizando-se do corpo para saltar objetos, muros, vãos ou carros. Por causa desses movimentos, propicia um aumento do condicionamento físico. É uma modalidade mais arriscada, por isso, exige mais cuidado.

8. Bicicleta

A boa e velha bicicleta também está na lista. Você pode praticar o exercício por hobbie ou apenas como forma de locomoção para o trabalho. O fato é que ela ajuda no alívio do estresse e também na perda de peso. Se optar por essa atividade, contudo, procure trafegar em vias com ciclofaixa ou em locais adequados para a circulação de bicicletas. Também não esqueça de usar equipamentos de segurança, como luvas e capacete.

9. Zumba

A zumba é um tipo de dança fitness que combina exercícios com a execução de coreografias divertidas, normalmente de ritmos latinos. Trabalha com o fortalecimento de músculos inferiores e fortalece o sistema cardiorrespiratório. É indicada também para quem deseja perder peso, já que os exercícios proporcionam um alto gasto calórico.

10. Tecido acrobático

Originalmente uma prática circense, agora esse exercício também ganha espaço em outras camadas da população. Para realizar a atividade é necessário subir em um tecido alçado a uma determinada altura, para fazer acrobacias. O treino fortalece toda a musculatura corporal, além de alongar várias partes do corpo.

Fonte: Divulgação