Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado” terá duas apresentações gratuitas

Espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado” terá duas apresentações gratuitas

quinta, 23 de novembro de 2023
Categoria

As performances de sábado (25) e domingo (26), estreladas pelos artistas circenses Adriano Gouvella e Lucas Turino, integram a programação do festival “Rolé”

Neste fim de semana, os palhaços Batata Doce, interpretado por Adriano Gouvella, e Turino, por Lucas Turino, se apresentam no espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado”. A dupla integra a Companhia de Teatro e Circo “Os Palhaços de Rua”.

As performances, gratuitas e abertas ao público em geral, fazem parte da programação do festival de palhaçaria Rolé 2023. Serão duas apresentações, a primeira no sábado (25), às 17h, no Lago Norte, localizado na Avenida Curitiba, Conjunto Milton Gavetti. Já a segunda apresentação será domingo (26), às 19h, em frente à Vila Triolé Cultural, situada na Rua Etienne Lenoir, 155, Vila Industrial.

Por meio das artes circenses e teatrais, Batata Doce e Turino, agora imersos na cultura nórdica, se apresentam como dois palhaços vikings que, após terem realizado grandes viagens e desastrosas batalhas pelo mundo, retornam para seu reino. Ao chegarem na terra natal, encontram uma situação incomum, pois sua rainha havia sido destituída do trono que, agora, está tomado por duques.

A partir de uma espetáculo construído com o público por meio de brincadeiras, acrobacias e instrumentos musicais, os palhaços terão que encarar o desafio de encontrar uma forma de retirar os duques do poder e devolver trono para o povo.

De acordo com o artista Adriano Gouvella, o espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado” estreou em 2017 na cidade de Floriano (PI) e conta com mais de 100 apresentações realizadas ao redor do país. Neste ano, a montagem foi contemplada com o projeto de circulação Palco Giratório, conhecido por ser o maior projeto de circulação de artes cênicas no Brasil realizado pelo Sesc.

“Nossa proposta é provocar questionamentos e reflexões de forma lúdica relacionando a história nórdica com o circo, com o teatro de rua e com questões brasileiras de um determinado período que o Brasil passou nos últimos anos. Fazendo isso de maneira lúdica, com brincadeiras, acrobacias, tocando instrumentos como violão e trompete e através do canto, buscamos provocar o riso, mas ao mesmo tempo abordando questões sociológicas, filosóficas, políticas e culturais”, contou Gouvella.

O Rolé é uma realização da Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (ASPA) e conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e apoio da Vila Triolé.

A próxima apresentação do festival ficará a cargo dos artistas do Plantão Sorriso, grupo pioneiro em palhaçaria dentro dos hospitais desde 1996. A trupe irá realizar o tradicional Bailinho do Plantão Sorriso, no dia 16 de dezembro, sábado, na Concha Acústica de Londrina, localizada na Piauí, 130, Centro.

Fonte: N.Com