Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Espetáculo “As Nuvens” estreia no Circo Funcart nesta terça-feira (22) Espetáculo “As Nuvens” estreia no Circo Funcart nesta terça-feira (22)

Espetáculo “As Nuvens” estreia no Circo Funcart nesta terça-feira (22)

Tuesday, 22 de November de 2016
Categoria:

Montagem, baseada em comédia de Aristófanes, é apresentada pela Escola Municipal de Teatro; peça tem patrocínio do Promic e segue até domingo (27)

Estreia nesta nesta terça-feira (22), às 20h30, no Circo Funcart, o espetáculo “As Nuvens”, montagem dos alunos da Escola Municipal de Teatro (EMT) baseada na peça original de Aristófanes, o maior cômico dramaturgo grego. A peça será reapresentada, em todos os dias seguintes, até domingo (27), no mesmo local e horário.

Espetáculo “As Nuvens” estreia no Circo Funcart nesta terça-feira (22) - LondrinaTur

O espetáculo tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). As entradas custam R$20 e R$10 (meia-entrada) e serão vendidas no próprio Circo Funcart, que fica na Rua Souza Naves, 2.380.

A direção é de Cláudio Rodrigues e Nathan Sinval, que enfrentaram vários desafios para trazer de volta um texto grego, escrito em 423 a.C., com o mesmo frescor de novidade e capacidade de despertar discussões contemporâneas.

A peça conta a história do velho e simplório Estrepsíades, que foi um homem rico, mas que se viu endividado ao se casar com a perdulária e fútil aristocrata ateniense e graças também ao seu filho, Fidípides, um bon vivant, que não fazia outra coisa senão gastar em cavalos. Desesperado, Estrepsíades pensa até em recorrer à ajuda das feiticeiras de Tessália para ver se consegue alterar as fases lunares, já que o calendário de vencimento das dívidas era de acordo com as mudanças da lua.

Segundo o coordenador e sonoplasta de “As Nuvens”, Silvio Ribeiro, o espetáculo remonta fielmente ao texto original e ao contexto da época, porém, permanece atual e, em certos momentos, acaba se conectando com a realidade de hoje. “A montagem traz, por meio da comédia, questões focadas nos pensamentos filosóficos e na crítica política, que sempre são temas atuais. No andamento da história, o humor permite brechas para que os atores possam encaixar improvisos e complementar as piadas originais, o que torna o espetáculo ainda mais interessante”, comentou.

A alegoria criada por Aristófanes, centra fogo no filósofo Sócrates, numa crítica ao modelo de educação dos sofistas, fazendo uma caricatura dessa escola. Na peça, o filósofo é desenhado como um homem que usa de seu bom conhecimento de oratória para trapacear, inverter valores, fazendo com que argumentos justos se tornem injustos e vice-versa, levando os discípulos pelo mesmo caminho.

“As Nuvens” é a última das três comédias gregas apresentadas na temporada 2016 dos espetáculos de formatura dos alunos da Escola Municipal de Teatro. Traz, na direção, a experiência de Cláudio Rodrigues, que integrou o elenco do Grupo Proteu, fundado por Nitis Jacon. Atualmente, ele é professor na própria EMT. No processo, Rodrigues conta com a colaboração de Nathan Sinval, jovem ator, com uma trajetória ainda curta, mas que já revela um grande potencial e que, agora, experimenta também o trabalho de diretor.

Fonte: N.Com