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Especialista lista cinco dicas para prolongar vida útil dos pneus Especialista lista cinco dicas para prolongar vida útil dos pneus

Especialista lista cinco dicas para prolongar vida útil dos pneus

Monday, 01 de February de 2016
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As fabricantes de pneus registraram aumento nas vendas para o mercado de reposição, o que indica que mais motoristas estão seguindo esta estratégia. 

Com a queda nas vendas de carros novos, os veículos
semi-novos passaram a ser opção mais atrativa com o cenário econômico atual.
Manter o automóvel por mais tempo também é uma forma de esperar condições
melhores para a troca por um novo. Como já mostramos aqui, as fabricantes de
pneus registraram aumento considerável as vendas para o mercado de reposição, o
que indica que uma parcela maior dos motoristas estão seguindo esta estratégia.
Depois de trocar, é fundamental observar as recomendações dos fabricantes para
evitar desgaste prematuro, rodar com segurança e economizar combustível.

O gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus
Mercosul, Rafael Astolfi, listou cinco dicas importantes para prolongar a vida
útil dos pneus.

Observar a pressão correta

Rodar sempre com a pressão de
inflação recomendada pelo fabricante é essencial para o bom desempenho dos
pneus, refletindo diretamente tanto no comportamento dinâmico do veículo, como
contribuindo para elevar o nível de segurança nas frenagens e assegurando uma
maior aderência. A pressão correta também auxilia na obtenção de um desgaste
regular da banda de rodagem, prolongando a vida útil do pneu, prevenindo o
surgimento de bolhas e dando uma maior proteção contra impactos.

“Aconselhamos que o consumidor siga sempre as orientações
dos fabricantes dos veículos quanto à pressão correta dos pneus. Os números
recomendados estão impressos em etiquetas afixadas nas portas, ou no batente
das portas ou no bocal de abastecimento de combustíveis. Eles também podem ser
encontrados no manual do veículo”, explica Astolfi. é importante lembrar ainda
que quando o veículo trafega transportando mais peso a pressão recomendada
também sofre alteração.

Verificar o desgaste

Verifique se existe desgaste irregular
na banda de rodagem. Problemas de alinhamento da suspensão e de balanceamento
do conjunto roda-pneu-válvula podem acarretar em desgaste irregular dos pneus.
“Quando isso ocorre de forma muito acentuada em um dos ombros, a estrutura do
pneu pode ser comprometida, podendo até vir a ocorrer uma perda súbita de
pressão”, alerta o especialista da Continental Pneus. Caso encontre
irregularidades, procure uma assistência técnica especializada.

Checagem das válvulas

Normalmente negligenciadas durante as
inspeções de manutenção preventiva, as válvulas também sofrem desgastes e
fadiga. Um dos sintomas é a aparência “craquelada” de sua superfície ou o
surgimento de pequenas rachaduras em sua base. Verifique a integridade do corpo
da válvula inclinando-a levemente para os lados com os dedos. Caso encontre
alguma anomalia, providencie a substituição do componente. Falhas nas válvulas
levam a perdas súbitas de pressão.

Bolhas nas laterais

Bolhas são causadas por impactos contra
buracos nas vias ou contatos contra o meio-fio que rompem a lona de corpo de
poliéster dos pneus, fazendo com que o ar pressione a borracha para fora,
gerando essa protuberância. “Bolhas são perigosas, pois podem estourar a
qualquer momento. Um pneu com bolha está inutilizado e deve ser imediatamente
substituído”, destaca Rafael Astolfi. Algumas fabricantes oferecem garantia
contra este problema, caso dos pneus Continental contam com a garantia
ContiPlus, que faz a troca dos pneus da marca que sofreram danos acidentais
dentro de um período de três meses após a compra ou 5.000 km.

Alinhamento e Balanceamento

Tão importante quanto a pressão
é a condição de alinhamento da suspensão e o balanceamento do conjunto
roda-pneu-válvula. “Recomendamos que o serviço de alinhamento contemple também
a medição e o ajuste da cambagem. O perfeito alinhamento e balanceamento desse
conjunto, além de ser um importante item de segurança, garante um excelente
comportamento dinâmico do veículo e preserva a vida útil dos pneus”, conclui
Rafael Astolfi.

Fonte: Redação/Carplace