Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Escola municipal faz exposição de trabalhos do projeto “Arte por Toda Parte”

Escola municipal faz exposição de trabalhos do projeto “Arte por Toda Parte”

sexta, 07 de outubro de 2022
Categoria


Evento da Escola Municipal Professor José Gasparini será nesta sexta-feira (7) e contará com oficina, entrega de certificados e uma exposição de artes produzidas pelos alunos

A Escola Municipal Professor José Gasparini realiza nesta sexta-feira (7) um evento de encerramento das atividades do projeto “Arte Por Toda Parte” que, ao longo de quatro meses, ofereceu oficinas de desenho, pintura, cerâmica e “arte no prato” para os quase 400 alunos. O projeto é promovido pelo Instituto Patrícia Muniz em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME). A iniciativa já foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2016, e teve como principal objetivo entrelaçar saúde, cultura e educação, trabalhando a criatividade e o lado lúdico dos estudantes. O endereço da escola é Rua Dr. Gervásio Mourão Morales, 228, Conjunto Farid Libos.

A programação terá início às 8h30, com entrega de certificados aos alunos que participaram do projeto. Já às 9h30, no pátio externo, será aberta uma exposição de artes contendo a produção das oficinas de cerâmica e pintura, e que contará com a participação de pais. A solenidade oficial de encerramento começará às 10h, com a palestra “A Importância da Arte na Infância”, que será ministrada pela criadora do projeto e artista plástica, Patrícia Muniz, e por Carla Juliana Galvão, do departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

De acordo com a responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, Carla Cordeiro, a realização das atividades do “Arte Por Toda Parte” na escola serviu como um projeto-piloto da Educação, que pretende levar as oficinas para mais de quatro mil crianças da rede municipal. “Através deste projeto foi possível observar o quanto podemos propiciar aos nossos alunos um maior desenvolvimento em diversas habilidades e competências que serão levadas da infância para a vida. Temos como objetivo ampliar para outras unidades, uma vez que arte faz parte do currículo”, ponderou.

Para a diretora da escola, Patrícia Ribeiro de Ávila, receber o projeto foi um privilégio e despertou o interesse dos alunos pela arte. “A forma como os conteúdos foram trabalhados foi muito enriquecedor, nossas crianças amaram e, inclusive, descobrimos talentos ao longo das oficinas de pintura em tela e nos trabalhos em argila, além da arte no prato, que também trabalha a alimentação saudável. Para nós, foi uma grande honra ter o projeto aqui durante esses meses e espero que outras escolas tenham a oportunidade de recebê-lo no próximo ano”, contou.

Sobre o projeto – De acordo com Patrícia Muniz, criadora do projeto, o instituto vem viabilizando parcerias com entidades, instituições e escolas para ampliar a implantação da iniciativa, que é gratuita. “Além disso, estamos contatando mais apoiadores que patrocinem a proposta por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Especial da Cultura (Secult), do Ministério do Turismo, já que o projeto tem o incentivo fiscal como uma das fontes”, disse.

Desde a sua criação, o Projeto Arte Por Toda Parte já atendeu mais de 10 mil jovens entre 4 e 16 anos, com a realização de mais de 400 oficinas. Só em Londrina, foram 116. A direção do Instituto Patrícia Muniz já foi convidada a apresentar o projeto em países como Inglaterra, Portugal e Bélgica. Ainda este ano, a intenção é iniciar um trabalho nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Bahia e Maranhão. Já em 2023, a meta é chegar a Angola e Lisboa (Portugal).

Fonte: N.Com