Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Escola Municipal de Teatro- FUNCART comemora 15 anos com novidades

Escola Municipal de Teatro- FUNCART comemora 15 anos com novidades

segunda, 06 de setembro de 2010
Categoria: noticia

Criada no segundo semestre de 1995, por meio do convênio entre a FUNCART e a Prefeitura Municipal de Londrina, a Escola Municipal de Teatro de Londrina comemora 15 anos. Vários motivos levam a tradicional escola a celebrar uma década e meia de história: três montagens aprovadas pelo PROMIC, a promoção de cursos de teatro para a melhor idade, projetos de arte educação em educandários e a realização de ações artísticas na periferia da cidade.

Novas montagens

Patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), a Escola Municipal de Teatro selecionou textos consagrados de três dramaturgos brasileiros. ?O Beijo no Asfalto?, de Nelson Rodrigues; ?Aurora da Minha vida?, de Naum Alves de Souza e ?O Pagador de Promessas?, de Dias Gomes. A escolha se justifica pela influência que os autores têm na formação das inúmeras gerações de atores e atrizes do país.

As novas montagens da EMT oportunizam aos alunos a participação na produção, a concretizar etapas de formação e adquirir experiência com a manutenção de temporadas. 

Curso de Teatro para Melhor Idade

Além dos espetáculos, a Escola Municipal de Teatro em parceria com a Associação Beneficente Galvão Bueno e a Secretaria do Idoso promove o curso de teatro para a melhor idade. A atividade faz parte do projeto Pólo Revelações da Melhor Idade e tem o patrocínio do Ministério da Cultura e Cultura Viva. 

O curso, voltado aos homens e mulheres, aborda conteúdos como o princípio de técnica vocal, a contação de história, sensibilização, criatividade, expressão corporal e a interpretação. O projeto integra a melhor idade no fazer artístico e cria condições para novas aprendizagens, promovendo experiências essenciais ao desenvolvimento de capacidades expressivas. 

As aulas são lecionadas uma vez por semana para cerca de 90 idosos nas quatro regiões do município de Londrina.

Arte Educação em Educandários

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude criou uma nova parceria com a Escola Municipal de Teatro para levar a arte educação ao CENSE I e CENSE II. Oficinas de teatro são ministradas aos adolescentes atendidos e, a partir desta ação, os alunos estabelecem o contato com o lúdico a fim de vivenciar uma realidade diferente da qual estavam habituados nas ruas. 

As aulas proporcionam um momento diferenciado no fazer de jogos teatrais e trabalham, também, a convivência comunitária.

As oficinas, realizadas no mês de julho e agosto, contemplaram 60 jovens infratores.

Projeto Atitude

A meta de superar o ciclo de violências contra crianças e jovens, na condição de vítimas ou autores, impulsionou a Secretaria de Estado da Criança e da Juventude a lançar o Programa Atitude. 

As ações se baseiam no fortalecimento das famílias, em abordagens educativas e terapêuticas com relação aos usuários de drogas, combate à evasão escolar, criação de oportunidades de esporte, cultura e lazer, cursos profissionalizantes e a criação de redes de proteção à crianças e adolescentes. 

As equipes multidisciplinares do Programa Atitude são formadas por psicólogos, assistentes sociais, professores de educação física, arte – educadores e cientistas sociais. Serão cinco núcleos do programa em Londrina, nas regiões norte, sul ? rural, leste oeste A e oeste B. O programa traz diversas oficinas que vão de musicalização, jogos teatrais, hip-hop e grafitagem até customização de roupas, e já atingiu cerca de 225 crianças e adolescentes.

 Cerca de 10 mil pessoas devem ser beneficiadas pelo programa na cidade. 

FUNCART ? breve histórico

A FUNCART ? Fundação Cultura Artística de Londrina – é uma organização não governamental estabelecida em Londrina (PR). A fim de democratizar o acesso à formação e à produção cultural de qualidade, a FUNCART mantém uma ampla rede de projetos, tais como: Escola Municipal de Teatro de Londrina, Escola Municipal de Dança de Londrina, Cia Ballet de Londrina, Ballezinho de Londrina, Circo Teatro FUNCART, Os Toscos, Caravana Ecológica, entre outros. 

A parceria estabelecida com a Prefeitura do Município de Londrina revela a fórmula para o sucesso deste importante projeto que tornou a FUNCART a mais tradicional ONG cultural da cidade. Pela Secretaria de Cultura, a Prefeitura repassa recursos para o pagamento dos professores e parte dos funcionários da Escola. Com muito esforço e criatividade, a FUNCART viabiliza o restante dos recursos necessários à manutenção da Escola.

Vale ressaltar que a FUNCART é uma entidade sem fins lucrativos. Toda a renda captada é reaplicada nos projetos da fundação, que presta contas aos diversos órgãos, entre eles a Prefeitura e o Ministério Público.

Fonte: Assessoria FUNCART

Mais detalhes:

FUNCART Rua Souza Naves, 2380 ? Jardim Petrópolis Fone: (43) 3342-2362 E-Mail: [email protected] Website: http://www.funcart.art.br