Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Entenda a importância de fazer a revisão antes da chegada do inverno

Entenda a importância de fazer a revisão antes da chegada do inverno

sexta, 29 de abril de 2016
Categoria: noticia

O inverno traz a necessidade de cuidados adicionais para que seu carro se mantenha em bom estado

 Com a aproximação dos meses mais frios do ano, grande parte dos motoristas se deparam com o termo “revisão de inverno” para seu veículo. O procedimento é fundamental durante o ano todo, mas o inverno traz alguns cuidados adicionais para que o seu carro se mantenha sempre em bom estado e com as condições ideais para que você possa rodar com segurança.

 Por isso, separamos abaixo cinco elementos que devem ser checados em uma revisão antes do inverno. Confira nossas dicas e garanta a segurança de seu veículo.

 Filtros de ar e óleo

Checar o combustível é o elemento mais básico que deve ser conferido antes de uma viagem, mas pouca gente se lembra de trocar os filtros de ar e o óleo do motor. Por isso, na hora da revisão, confira o nível de óleo e troque o filtro conforme o indicado pelo fabricante do veículo. Normalmente, o filtro é substituído a cada duas trocas de óleo.

 Durante o inverno, a poluição e o tempo seco aumentam a quantidade de poeira e impurezas no ar, o que pode comprometer o reservatório de gasolina e os filtros. Por isso, a manutenção deve ser ainda mais intensa e frequente.

 Freios

Fundamentais para a segurança do veículo, os freios devem ser checados em todas as revisões. O fluido do freio e a ocorrência de vazamentos devem ser verificados antes da viagem ou em caso de anormalidades durante a condução – ruídos estranhos, pequenas falhas, trepidações ou resistência excessiva são indicativos de problemas e devem ser tratados o mais rapidamente possível. No inverno, a checagem também ser mais intensa, já que os freios demoram mais tempo para atingir a sua temperatura ideal de funcionamento.

 Pneus

Além de manter sempre os pneus em bom estado de conservação e ter um estepe de boa qualidade, o condutor deve checar se os pneus do veículo são os modelos ideais e de marcas compatíveis. Antes de viajar, é importante também calibrar todos os pneus, incluindo o estepe, e, em caso de viagens longas, fazer o rodízio. O balanceamento também deve ser conferido na hora da revisão. Como algumas regiões podem ter geada ou neblina durante a noite ou durante o começo da manhã e o final da tarde, os pneus devem estar com sulcos bem marcados e, caso necessário, vale a pena adquirir um modelo específico para essas condições.

Fonte: Divulgação