Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Engenharia civil além da construção de prédios: conheça as diversas áreas de atuação dessa profissão

Engenharia civil além da construção de prédios: conheça as diversas áreas de atuação dessa profissão

sexta, 16 de fevereiro de 2018
Categoria

Geotecnia, saneamento e hidráulica são algumas das possibilidades do engenheiro civil

Diversas áreas estão se expandindo, e o mesmo acontece com a engenharia civil. Cada vez mais, a profissão está deixando de ser vista apenas como aquela que constrói prédios, oferecendo diversas opções de atuação aos recém-formados. Confira algumas áreas em que o engenheiro civil pode se especializar.

Geotecnia

O engenheiro civil focado em geotecnia é responsável pelo manejo do solo, incluindo obras de fundações, movimentações de terra, estabilidade de taludes e escavações. A primeira realização do projeto está nas mãos desse profissional, por isso, ele é fundamental para o mercado, e sempre é requisitado.

Saneamento

Embora o acesso ao saneamento básico seja um direito básico de todos, ainda há localidades do país em que o sistema não é adequado. Além de desenvolver projetos para mudar essa realidade, o engenheiro especializado em saneamento também é capaz de propor melhorias, gerenciar o lixo urbano e o uso da água pensando na saúde pública e, assim, contribuir com a gestão ambiental.

Materiais de construção

A maior parte dos livros de engenharia civil e o próprio curso abordam a importância de conhecer os materiais utilizados na construção. Porém, é necessário ter um estudo mais aprofundado sobre o tema, além de estar sempre atento às novas tecnologias que visam otimizar a rotina, para atuar nesse setor.

Ambiental

A engenharia civil gera uma grande quantidade de resíduos em todas as obras, mas, felizmente, há algumas formas de atenuar esses efeitos. Na carreira do engenheiro ambiental esse é apenas um dos desafios. Além disso, esse profissional pode ajudar nos estudos de impactos ambientais, monitoramento de medidas mitigadoras e, consequentemente, minimização dos impactos das atividades humanas. Apesar de haver uma graduação específica para essa área, também é possível se tornar engenheiro ambiental por meio de especialização.

Hidráulica

Em uma época que a água tem se mostrado ainda mais importante, é imprescindível haver uma área capaz de planejar e construir obras de aproveitamento hídrico. O engenheiro hidráulico pode atuar em projetos de irrigação, obras portuárias, barragens e até no controle de enchentes, tão comuns em grandes centros urbanos.

Produção

O engenheiro especializado em produção tem habilidades administrativas e é focado nos processos, independentemente do tipo de projeto. Esse profissional está apto a criar métodos e sequências de produção industrial, sempre atento a aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos gerados.

Fonte: Divulgação