Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
5º Encontro dos  Profissionais Da Panificação e Confeitaria 5º Encontro dos  Profissionais Da Panificação e Confeitaria 5º Encontro dos  Profissionais Da Panificação e Confeitaria

5º Encontro dos Profissionais Da Panificação e Confeitaria

Thursday, 11 de October de 2018
Categoria:

O evento ocorre entre os dias 16, 17 e 18 de Outubro, e tem a realização do Senai – Londrina.

Os Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Norte do Paraná (SINDPANP); Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Oeste do Estado do Paraná (SINDAP); Sindicato da Indústria do Trigo do Estado do Paraná (SINDITRIGO PR); Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais (SindPanCG) e Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (SIPCEP) realizam em Londrina o 5º Encontro dos Profissionais da Panificação e Confeitaria – Panific Show 2018, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no SENAI em Londrina.

Atualização é a palavra chave para se destacar e ganhar competitividade no mercado da panificação e confeitaria, seja como profissional ou como empresário. Com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento do segmento da panificação e confeitaria, o SINDPANP Norte do Paraná, juntamente com o SINDITRIGO, SINDAP, SINDPAN e SIPCEP realizam o 5º PANIFIC SHOW 2018 – Encontro dos Profissionais da Panificação e Confeitaria, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, na estrutura do Senai em Londrina. O evento tem ainda o intuito de proporcionar o intercâmbio entre os diversos representantes da cadeia produtiva do setor.

O PANIFIC SHOW já se consolidou como um dos mais importantes eventos do segmento da panificação e confeitaria para profissionais, empresários, empreendedores e estudantes da área de gastronomia. Como já é uma tradição, o PANIFIC SHOW traz importantes e renomados profissionais e chefs para ministrar palestras, workshops e minicursos, com foco nas tendências e novidades da panificação e confeitaria. A agenda técnica do evento terá ainda atividades sobre processos de gestão voltadas aos empresários do setor.

 

DIA DO PÃO FRANCÊS SEM IMPOSTO

O 5º Panific Show começa no dia 16 de outubro, Dia Mundial do Pão, com uma ação que vai envolver toda a comunidade: o Dia do Pão Francês Sem Imposto. Neste dia, 13 padarias filiadas ao Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Norte do Paraná – SINDIPANP vão comercializar o pão francês com desconto de 22,5%. O objetivo, segundo o presidente do SINDIPANP, Itamar Ferreira, é chamar a atenção para a alta carga tributária que incide sobre o valor final do produto. A ação realizada pelo SINDIPANP tem o apoio das empresas Moinho Arapongas, Moinho Dias Branco, Moinho Globo, Bunge, Coferpan, Mauri e Fleishmann.

Vão participar desta ação as seguintes padarias: Panificadora Savana’s (Rua Maranhão, 249, Centro), Padaria Rio Branco (Av. Rio Branco, 500, Jd. Shangri-La B), Padaria e Confeitaria Trufada Ltda (Av. Francisco Gabriel Arruda,1008 Lj.02, Cj. Parigot de Souza), Padoka – Panificadora e Confeitaria (Rua Dep. Nilson Ribas, 826, Jd. San Remo), Panetteria Palhano Pães e Doces (Rua Ernani Lacerda de Athaíde, 130, Gleba Palhano), Panificadora e Confeitaria Show Pão (Rua Pref. Hugo Cabral, 971, Centro), Panificadora, Confeitaria e Mercearia Big Pão (Rua Tapuias, 533, Vila Yara), Panificadora e Confeitaria Central (Rua Caraíbas, 199, Vila Casoni), Panificadora Ternura (Rua Humberto Nobile, 42, Jd. Califórnia), Panificadora Busca Pão (Av. Theodoro Victorelli, 1265, Jd Morumbi), Padaria Brasil (Rua Itamaraty, 476), Padaria Trufada (Av. Inglaterra, 863) e Padaria Nova Maringá (Av. Maringá, 688, Jd. Quebec).

CURSOS E PALESTRAS GRATUITOS

A agenda técnica do 5º Panific Show traz profissionais renomados para ministrar cursos e palestras direcionados aos profissionais, estudantes e empresários do setor. A agenda técnica é gratuita e as vagas são limitadas. Os minicursos que serão realizados no Laboratório de Panificação do Senai já estão com as vagas esgotadas. Ainda há vagas para as palestras que serão realizadas no auditório do Senai. As inscrições podem ser feitas pelo www.senailondrina.com.br.

AULA ESPECIAL PARA ALUNOS DA APS DOWN

Alunos da APS Down vão colocar a mão na massa numa aula especial sobre pães de queijo que será ministrada em conjunto por instrutores do Senai e das empresas patrocinadoras do 5º Panific Show. Os alunos vão aprender o preparo dos ingredientes e vão enrolar os pãezinhos. Depois de pronto, o pão de queijo será degustado pelos alunos.

NETWORK E INTERCÂMBIO COMERCIAL

Durante a programação, os participantes terão a oportunidade de promover intercâmbio comercial com as empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento. Estas empresas estarão presentes na estrutura do Panific Show demonstrando as novidades dos produtos que representam para o setor da panificação e confeitaria.

PARCERIAS

O 5º Encontro dos Profissionais da Panificação e Confeitaria – Panific Show 2018 é uma realização do SINDPANP Norte do Paraná, juntamente com o SINDITRIGO – PR, SINDAP, SINDPAN – CG e o SIPCEP. Patrocinam o evento a Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, Coferpan, Moinho Arapongas, Moinho Dias Branco e Moinho Globo, com a parceria das empresas Adimix,,Bunge, Café Accorsi, Confepar, Doce Áurea, Farinha Arapongas, Fleischmann, Harald, Hotel Crystal, Mauri, Seara / Difripar. O Panific Show 2018 tem o apoio do SENAI, SESI, SEBRAE, IAPAR/Governo do Estado do Paraná e PEIEX e ainda com o apoio institucional da Abrasel, ACIL e Londrina Convention.

PROGRAMAÇÃO

Dia 16 de outubro

8h00 às 12h00 Minicurso:

Pães especiais com massa madre – Instrutor Éder Facioli

Local: Laboratório da Panificação

14h00 às 18h00 Minicurso: Ofício do Trigo: Pães Doces Sabores – Instrutor Ricardo Cesar Prado

Local: Laboratório da Panificação

19h00 – Abertura Oficial do 5º Panific Show

Auditório do Senai

19h15 às 20h00: Mercado do Trigo: Cenários e Expectativas

Palestrante: Daniel Kümmel, presidente do SINDITRIGO, conselheiro da ABITRIGO, diretor do Moinho Arapongas e da Kümmel Agronegócios

20h00 às 21h00:  Viagens e Tendências Mundiais em Padaria e Confeitaria

Palestrante: Chef Internacional Luiz Farias, gerente nacional do Centro de Serviços e Atendimento ao Cliente e da Academia Bunge

18h às 22h: Workshop com expositores e degustação de produtos

Dia 17 de outubro

8h00 às 12h00 Minicurso: Brioches e Massas Finas – Instrutores: Igor Zamariam Francisco e Aparecido José dos Santos

Local: Laboratório da Panificação

14h00 às 18h00 Minicurso: Panetones Especiais – Variedades e Receitas – Instrutor: Éder Facioli

Local: Laboratório da Panificação

19h00 às 22h30 Minicurso: Pães Rústicos, Vinho e Café – Instrutor: Pery Antonio Macedo Soares

Local: Laboratório da Panificação

19h00 às 20h00 – Auditório do Senai: O uso de novas Tecnologias na Panificação e Confeitaria. O emprego de enzimas, biopolímeros e Kefir na produção de pães e bolos. Conceitos fundamentais e aplicações na panificação e confeitaria.

Palestrante: Dra. Ana Elisa Stefani Vercelheze, coordenadora e professora nos cursos Técnico de Alimentos e Biotecnologia do Senai em Londrina, trabalha no desenvolvimento de novos produtos e projetos de inovação nas áreas alimentícia, química, engenharias de materiais, microbiológica e biotecnológica.

20h00 às 21h00

Aumentando o faturamento no ponto de venda através dos produtos de Grab and Go. Tendência onde o consumidor escolhe e pega os seus próprios produtos e paga no caixa.

Palestrante: Rafael Barros, presidente da Copa do Mundo da Confeitaria, está à frente da Opera Ganache Alta Confeitaria e ministra cursos e palestras pelo Brasil divulgando a arte da confeitaria.

18h às 22h: Workshop com expositores e degustação de produtos

Dia 18 de outubro

8h00 às 12h00 Minicurso: Ofício do Trigo – Baguetes Francesas Recheadas – Instrutor: Adriano Rodrigues

Local: Laboratório da Panificação

14h00 às 18h00 Minicurso: Fast Bakery, a Tendência da Padaria do Futuro – Instrutores: Igor Zamariam Francisco e Aparecido José dos Santos

Local: Laboratório da Panificação

14h30 às 16h30 Minicurso: Pães de Queijo – Curso especial para alunos da APS Down – Instrutores: Senai / Moinho Arapongas / Moinho Globo / Moinho Dias Branco

Local: Sala 211 – Senai

14h00 às 18h00 Minicurso: Torta de Pão de Ló e Biscoitos Doces – Instrutor: Pery Antonio Macedo Soares

Local: Laboratório da Panificação

19h00 às 20h30 – Auditório do Senai: Desafios da Fermentação Natural nas Padarias. A busca por novas tendências no ramo alimentício tem obrigado os panificadores e padeiros a apresentarem novos serviços, elevarem o padrão de qualidade e frescor em seus produtos. Os pães produzidos com fermento natural é tendência de mercado, uma demanda cada vez mais viável e também desafiador para produção nas padarias.

Palestrante: Kelly Kato, consultora Técnica em panificação e confeitaria.

18h às 22h: Workshop com expositores e degustação de produtos