Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Encontro debate consequências da pandemia para idosos de instituições

sexta, 22 de outubro de 2021

Atividade reunirá funcionários e representantes das 20 ILPIs atualmente ativas em Londrina e irá abordar a maneira pela qual as instituições vivenciaram a pandemia da Covid-19

Ilustração

Na próxima terça-feira (26), às 14h, a Secretaria Municipal do Idoso e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância Sanitária, farão uma teleconferência sobre os impactos da pandemia nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Londrina. A atividade faz parte da programação do Mês do Idoso.

Realizado através do Google Meet, o encontro reunirá funcionários e representantes das 20 ILPIs atualmente ativas em Londrina, e irá abordar a maneira pela qual as instituições vivenciaram a pandemia da Covid-19. Também serão discutidos protocolos, normativas e outras orientações para as ILPIs.

O evento contará com a participação das enfermeiras da Vigilância Sanitária, Adriana Menezes, Eliana Marussi, Mirna Germiniano, e Vera Lúcia Mendes; da enfermeira responsável técnica pela ILPI Longevittá, Joanita Castilho Ramalho Lopes; e da enfermeira responsável técnica pela ILPI Lar Maria Tereza Vieira, Andressa Brassaroto.

Durante a atividade, serão apresentados relatos das enfermeiras e realizadas as palestras “Articulação com as Instituições de Longa Permanência durante a Pandemia” e “A saúde mental dos idosos institucionalizados”. Elas serão ministradas, respectivamente, pela diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Karina Anduchuka, e pela psicóloga da Secretaria Municipal do Idoso, Milena Valadão Nunes. Haverá também espaço para perguntas e sugestões dos participantes, após sua conclusão.

Foto: Emerson Dias / NCom

De acordo com a Secretária Municipal do Idoso, Andrea Danelon, o debate irá proporcionar não só uma troca de experiências, como também esclarecimentos sobre o controle da pandemia nas instituições. “É necessário o direcionamento do olhar para pessoas idosas institucionalizadas nesse contexto da pandemia, pois são idosos vulneráveis, que necessitam de um atendimento especial por estarem institucionalizados. A Secretaria do Idoso e da Saúde estão dando o suporte para que essas instituições passem por esse processo, com apoio do poder público. Esses momentos de trocas de experiências, discussões e orientações são de extrema importância para o fortalecimento da rede de atendimento à pessoa idosa”, afirmou.

Fonte: N.Com