Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Encontro de Astronomia sorteia telescópios e brindes da NASA

Encontro de Astronomia sorteia telescópios e brindes da NASA

segunda, 22 de abril de 2019

Evento vai reunir atividades com ênfase na divulgação da astronomia e é voltado para astrônomos amadores e profissionais, pesquisadores e entusiastas

As inscrições para o Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST), que vai acontecer de 20 a 22 de julho no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), prosseguem. Aqueles que se inscreverem até hoje vão concorrer a três prêmios: Kit da NASA, com pôster, adesivo, cartão holográfico, DVD, CD-ROM e marcador de páginas; Kit com camiseta NASA, estrelinha de acrílico com amostra de meteorito e adesivo; Kit com pôster e adesivo da NASA e estrelinha de acrílico com amostra de meteorito.

Para participar é necessário se inscrever no portal Epast 2019 ao custo de R$ 60,00. Há meia-entrada para alguns grupos. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificados com 40 horas para os participantes. Para as crianças, haverá o EPASTINHO, no dia 21, das 14 às 17 horas, com a realização de várias atividades específicas para crianças de 6 a 10 anos. Também é preciso se inscrever para esta atividade, com investimento de R$ 10,00, no mesmo site. Foram disponibilizadas 20 vagas.

Durante o 16º EPAST também serão sorteados diversos kits, incluindo foguetes da Bandeirante Foguetes e Globos da editora Libreria e dois telescópios. O encontro é voltado para astrônomos amadores e profissionais, professores, alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e entusiastas em geral. A realização é Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL) e o Museu de Ciência e Tecnologia da UEL (MCTL-UEL). A Prefeitura de Londrina apoia o evento.

O EPAST vai reunir diversas atividades, durante três dias, com ênfase na divulgação da astronomia, como palestras, comunicações orais, exposição de meteoritos e astrofotografias, observações astronômicas, lançamentos de foguetes, atividades para crianças, entre outras.

Entre os palestrantes confirmados estão: Ivan Gláucio Paulino de Lima, astrobiólogo, pesquisador do Blue Marble Space Institute of Science, trabalhando no Centro de Pesquisas Ames, da NASA; João Batista Garcia Canalle, coordenador Nacional da OBA, da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e do Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (ERA); Roberto de Paula, aviador e projetista, fundador da Bandeirante Foguetes, maior empresa de foguetes didáticos do Brasil; Rodrigo Del Olmo Sato, geólogo, fundador da Space Rocks Meteoritos e presidente da Sociedade Meteorítica Brasileira.

O Encontro Paranaense de Astronomia iniciou em 2004, com o objetivo de reunir os participantes dos grupos de astronomia amadora do Estado. No encontro, a astronomia é abordada de forma didática, permitindo a participação de todos que se interessem por essa ciência, trocando experiências e aprendizados.

O presidente do GEDAL e coordenador do evento, Miguel Fernando Moreno, disse que esta será a terceira vez que o encontro será realizado em Londrina. Segundo ele, a iniciativa reúne muitas pessoas envolvidas com a divulgação da astronomia do Estado e estima receber cerca de 300 participantes. “Uma novidade será a realização, durante o EPAST, do tradicional projeto ‘Na Rua, de Olho pra Lua’, que acontece em Londrina há 10 anos e possibilita a observação do céu, por meio de telescópios montados na Praça Nishinomiya”, contou. A ação é aberta a comunidade e vai acontecer no dia 20, a partir das 19 horas, com a expectativa de receber aproximadamente 1 mil pessoas.

Fonte: N.Com