Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Educação lança projetos ?Menos é Mais? e ?Monteiro Lobato?

Educação lança projetos ?Menos é Mais? e ?Monteiro Lobato?

quarta, 23 de março de 2011
Categoria

A Secretaria Municipal de Educação lança nesta quarta, 23, às 16h, na sede do Senac (rua Raposo Tavares, 894), o projeto de Consumo Consciente: Menos é Mais.

O projeto nasceu de uma constatação da diretoria administrativa que, em conjunto com a diretoria de ensino, verificou que as contas das escolas municipais de telefone, água e energia elétrica registravam consumo muito elevado.  

O lançamento vai orientar os diretores das escolas municipais da cidade a reduzir o consumo. De acordo com a diretora de Ensino, Nádia Carbonaro Marques, foram impressas apostilas de orientação à redução dos gastos. ?Vamos orientar todas as escolas a começar a economia já em abril?, explicou a diretora. ?É um trabalho de conscientização, para que cada escola encontre estratégias para reduzir o consumo em cada um dos itens (telefone, água e energia elétrica)?, completou.

Os 88 diretores das escolas municipais urbanas e rurais de Londrina vão receber identificação do projeto e uma planilha de orientação.

A diretora explicou que o trabalho de conscientização, também, será feito com os pais dos alunos. O projeto contempla os meses de abril, maio e junho. ?Ao final desses três meses, uma turma de 4ª série, da escola que mais reduzir o consumo, ganhará um passeio, no mês de agosto, ao Hopi Hari, um Play Center localizado no Estado de São Paulo?, disse.

O objetivo do projeto é fazer com que, após os três meses de aplicabilidade dos conceitos de redução no consumo, o ritmo de diminuição dos custos torne-se um hábito nas escolas.

?A importância do projeto Menos é Mais é, em primeiro lugar, conscientizar as escolas que esses recursos são pagos por impostos da população. Além disso, energia elétrica e água são recursos naturais, que devem ser economizados, não somente nas escolas?, frisou Nádia.

A diretora destacou  que o projeto será aplicado, interdisciplinarmente, em sala de aula. ?Os professores serão orientados pedagogicamente para envolver seus alunos. O conteúdo poderá ser trabalhado em aulas de ciência e matemática?, exemplificou.

Projeto Monteiro Lobato

Outro projeto que será lançado nesta quarta é o ?Monteiro Lobato?, voltado a todas as escolas municipais e centros de educação infantil da cidade.

Ainda, de acordo com a diretora de ensino, abril é o mês de Monteiro Lobato, maior expoente da literatura infantil. ?Representam, o ideal das nossas crianças, as suas histórias, a delicadeza, a união e os sonhos?, observou.

Cada série será orientada a trabalhar o escritor de uma determinada forma. A educação infantil, por exemplo, fará cartazes sobre os famosos personagens de Lobato, enquanto as 4ªs séries produzem textos.

?A turma da 4ª série, vencedora, vai ganhar uma viagem para Taubaté, cidade de Monteiro Lobato?, prometeu a diretora. 

Fonte: N. Com. PML

Mais detalhes:

Lançamento Projetos ?Menos é Mais? e ?Monteiro Lobato? Data: 23 de março de 2011 Horario: 16h Local: Senac - Rua Raposo Tavares, 894