Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Edição 2013 do Festival Varilux de Cinema Francês bate o recorde de cidades: Confira a programação para Londrina

Edição 2013 do Festival Varilux de Cinema Francês bate o recorde de cidades: Confira a programação para Londrina

segunda, 29 de abril de 2013
Categoria: noticia

Com uma meta de público de cem mil espectadores, o Festival Varilux de Cinema Francês volta às telas dos cinemas brasileiros com o melhor da dramaturgia francesa recente, de 1º a 16 de maio. Neste ano, o festival chega a 45 cidades e 80 salas de cinema, um aumento de mais de 50% em relação ao ano passado que faz desse evento o maior festival de cinema digital do Brasil. Em Londrina, a programação começa no dia 10/05 e se divide entre o Cinesystem (Londrina Norte Shopping) e Cine Lumière Londrina (Royal Plaza Shopping).

Em 2013, a programação inédita contará com uma seleção que representa os filmes de maior impacto das últimas produções da cinematografia francesa, contemplando os mais variados gêneros, da comédia ao thriller. Entre os títulos confirmados, filmes que prestam homenagem à França e o que a faz famosa: o teatro (?Pedalando com Molière?), a arte (?Renoir? e “Camille Claudel 1915″), a gastronomia (?Os Sabores do Palácio”) e a literatura (?O homem que Ri?). A mostra conta ainda com ?O Menino da Floresta?, uma das mais destacadas produções recente de animação francesa, ?A Datilógrafa?, de Régis Roinsard, e ?Aconteceu em Saint­Tropez?, de Danièle Thompson.

Como já é tradição do evento, o festival trará ao Brasil representantes de alguns dos filmes para apresentações e debates com o público. A atriz francesa Léa Seydoux, que virá ao Varilux para lançar o filme ?Adeus, minha Rainha? de Benoît Jacquot, é uma das confirmadas. Léa é uma das maiores revelações do cinema francês atual e já tem no seu currículo filmes como ?Meia­Noite em Paris?, ?Bastardos Inglórios? e ?Missão Impossível: Protocolo Fantasma?. A delegação artística confirmada também conta com ilustres nomes como os diretores consagrados Philippe Le Guay (?Pedalando com Molière?), Benoît Jacquot (?Adeus, Minha Rainha?), Danièle Thompson (?Aconteceu em Saint­Tropez?), Agnès Jaoui (?Além do arco­íris?), Jean­Pierre Améris (?o homen que ri?), Jean­Paul Lilienfeld (?Prenda­me?) e Michel Leclerc (?Anos Incríveis?). Os atores Monica Bellucci (?Aconteceu em Saint­Tropez?), Christa Theret (?Renoir? e ?O Homem que Ri?) e Arthur Dupont (?Além do Arco­íris? e ?Os Sabores do Palácio?) também virão ao país.

Confira a programação para a cidade de Londrina. Clique na imagem para ampliar: