Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Ecoturismo: os melhores destinos da Serra Gaúcha Ecoturismo: os melhores destinos da Serra Gaúcha

Ecoturismo: os melhores destinos da Serra Gaúcha

Tuesday, 17 de May de 2022
Categoria:

Créditos: iStock

É possível explorar diversos pontos de natureza exuberante no Sul do país

Para quem gosta de ecoturismo, a Serra Gaúcha é um prato cheio. Quando se pensa nesse destino, podem vir à mente as conhecidas cidades de Gramado e Canela. Porém a Serra Gaúcha vai muito além do que acontece nas cidadezinhas, e oferece uma gama de paisagens para se explorar.

O Parque Estadual do Caracol é uma experiência incrível para o passeio dos viajantes. Lá, se encontra a Cascata do Caracol, com uma queda de mais de 100 metros de altura. Para uma vista ainda mais impressionante, é possível utilizar os bondinhos aéreos. Também no Parque há um observatório ecológico, com binóculos que permitem observar a fauna e a flora locais.

Os mais aventureiros podem também aproveitar atividades na natureza como rafting, arvorismo, tirolesa e escalada. É possível encontrar agências na região que organizam esses tipos de atividades. O rafting no Rio da Antas é um bom exemplo de passeio para curtir a paisagem local com grande emoção.

Para os que vão de carro, o Jeep Compass pode ser uma boa opção de automóvel para quem curte viajar, justamente pelo alto desempenho nas estradas e pelo conforto. Se não quiser se arriscar nas estradas de terra, também é possível alugar veículos 4X4 para explorar a região.

Passeios de quadriciclo também são oferecidos. Dá para explorar o Gramado Eco Parque dirigindo um desses pequenos veículos, observando a natureza ao redor. É uma boa aventura para embarcar com os amigos ou a família. No entanto, para esse passeio, é preciso ser maior de 18 anos.

Os cânions da Serra Gaúcha também proporcionam vistas de tirar o fôlego. O Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, tem vistas extraordinárias. É possível fazer trilhas e aproveitar o ar puro do local. O Cânion do Itaimbezinho, também em Cambará do Sul, apresenta quedas d’água, além de belas vistas.

O Ecoparque Sperry é outro destino interessante que vale a visita. Contém uma área de preservação ambiental, onde é possível praticar o ecoturismo. Tem riachos e cachoeiras para explorar. É preciso pagar ingresso para entrar, então o melhor é consultar os preços e horários de funcionamento antes de programar o passeio. Há também um restaurante no local para refeições.

As crianças podem curtir o Alpen Park, que é um parque de diversões em meio à natureza. Assim, dá para apreciar a vista enquanto aproveitam os brinquedos que o parque tem a oferecer. Tem o Turbo Drop, em que os usuários desfrutam da vista de cima com grande emoção, já que a queda livre é de mais de 20 metros de altura. Já o trenó faz um percurso de quase um quilômetro com vista privilegiada.