Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Economia Solidária completa seis anos de atividade

Economia Solidária completa seis anos de atividade

segunda, 01 de agosto de 2011
Categoria: noticia

O Programa Municipal de Economia Solidária completa neste mês seis anos. Para comemorar a data, o programa preparou várias atividades que serão realizadas durante todo o mês de agosto. O Centro Público de Economia Solidária fica na av. Rio de Janeiro, 1278, esquina com a JK.

Segundo a secretária de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, o serviço de inclusão produtiva, oferecido pelo Economia Solidária, é uma porta de saída para os usuários dos serviços de assistência social. ?Estamos trabalhando com a futura Secretaria do Trabalho, no sentido de identificar lacunas. Estamos nos aprimorando, para que possamos identificar, em conjunto, pessoas que devem ser encaminhadas ao programa e, também, aquelas que estão no programa e já podem ser encaminhadas ao mercado de trabalho?, explicou Jacqueline.

Nelma Liberato, gerente de Inclusão Produtiva do Economia Solidária, explicou que o programa é uma política ainda em construção. ?Os desafios ainda são muitos, pois, seis anos é muito pouco, mas estamos no caminho certo para firmar esta política. É gratificante ver a transformação destas pessoas, o salto de qualidade pelo qual elas passam. É muito bom ver essas pessoas se descobrirem?, assegurou.

Hoje, o programa conta com mais de 30 grupos já formados e em plena produção, e mais seis estão em processo de formação, o que significa emprego e renda para mais de 200 pessoas. O Programa de Economia Solidária oferece aos grupos assessoria e fomento para a produção e comercialização dos produtos. O programa atua com outros produtos artesanais, nas áreas de confecção, alimentação e artesanato, produzidos pelos grupos.

Programação

Segundo Nelma, a comemoração deste aniversário pretende homenagear os colaboradores, parceiros e o poder público, que têm sido tão importantes na construção desta política de inclusão. ?Nossos parceiros têm sido peças fundamentais?, completou.

De 1º a 12 de agosto, o Centro de Comercialização estará com o Cantinho da Amamentação, em parceria com a Secretaria de Saúde. ?Lá, as mamães poderão encontrar informativos sobre amamentação, produtos para bebês e uma boneca especial, voltada para os profissionais trabalharem a questão do parto e da amamentação, que também será comercializada no Simpósio de Amamentação no dia 3?, contou. Outro destaque são camisetinhas para recém-nascidos, com a frase ?Movido a Leite Materno?.

Na terceira semana, serão realizadas oficinas voltadas para o empreendedorismo, comercialização, qualidade dos produtos, geração de renda e de empregos. ?Faremos  uma parceria com a Secretaria de Cultura, que vai trazer peças de teatro para as oficinas, sobre os temas abordados?, informou.

E, fechando as comemorações, no dia 26 de agosto de 2011, às 9h30, no Centro Público de Economia Solidária, o programa promove uma grande apresentação musical do Quinteto de Metais. ?Além de lançar novos produtos, o programa vai homenagear seus parceiros e colaboradores. O evento também conta com a presença de autoridades municipais?, completou.

Fonte: N.com

Mais detalhes:

Centro Público de Economia Solidária Endereço: Av. Rio de Janeiro, 1278, esquina com a JK. Fone: (43) 3378-0577