Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Eco dicas

Eco dicas

segunda, 20 de setembro de 2010
Categoria: noticia

Ser ecologicamente correto não é apenas mais uma daquelas ?modinhas passageiras?. Soluções pequenas e fáceis são capazes de contribuir, e muito, com o meio ambiente. Confira algumas eco-dicas para sua casa, que ajudam o planeta e também o seu bolso!  


Recicle 




Você já parou para pensar no que jogou no lixo hoje? Separar os materiais orgânicos, papéis, metais e plásticos contribuem para diminuir o número de toneladas depositadas todos os dias nos aterros sanitários das cidades, aumentando sua ?vida útil?.  Aquelas garrafas pet ou latinhas de refrigerante, que você jogou na lixeira, podem ser transformadas em objetos de decoração. Em Londrina, um programa de miniempresa está apoiando esta iniciativa. Estudantes do Ensino Médio estão fabricando e vendendo Eco Puffs, feitos de garrafas plásticas de refrigerantes. Vale a pena conferir. 


Vamos desligar a torneira?




Talvez muitos ouviram a mãe gritar essa frase quando era criança. Ações como desligar a torneira enquanto se escova os dentes ou se lava a louça é muito conhecida. O problema é que não se cumpre essa regrinha básica. Uma dica é instalar aeradores nos bicos das torneiras, pois ajudam também a economizar água. Outra dica é instalar torneiras com sistemas de controle de fluxo. Sem prejudicar o conforto e a funcionalidade, elas ajudam a diminuir o consumo em até 50%. O vazamento de uma gota por segundo pode desperdiçar até 1.300 litros por mês de água limpa e tratada segundo pesquisas. A mamãe tinha razão. 


E então, surgiu a Luz 

E com a Luz, a conta de energia. Os gastos de iluminação representam cerca de 15% do consumo de energia em casa. Com a escolha de lâmpadas fluorescentes ou de LED esse consumo pode ser diminuído. Elas duram mais, têm grande disponibilidade de cores e podem ser utilizadas em qualquer ambiente da casa. Outra solução eficaz é a de pintar o teto e as paredes internas do ambiente com cores claras, pois estas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial, economizando assim energia elétrica. 

Referência: http://portaldecoracao.uol.com.br/decoracao/Portugues/detNoticia.php?codnoticia=312

Mais detalhes:

SERVIÇO: Entre em contato com os alunos do Projeto Eco Puff pelo Tel: 9134-3814 ou 3026-2110 (Lucas)