Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
EAD da Unopar forma 13,3 mil novos profissionais EAD da Unopar forma 13,3 mil novos profissionais

EAD da Unopar forma 13,3 mil novos profissionais

Thursday, 24 de March de 2011
Categoria:

A Unopar Virtual realiza no próximo dia 26 de março a Sessão Solene de Colação de Grau de 13.393 formandos de 11 cursos de Graduação do Ensino a Distância.

A cerimônia será realizada na Sala de Geração do Sistema de Ensino Presencial Conectado, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, em Londrina, e transmitida ao vivo para todos os pólos ? são cerca de 400 distribuídos por todos os Estados brasileiros ? onde os alunos receberão os seus certificados.

Colam grau os formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, História (Licenciatura), Letras, Pedagogia (Licenciatura), Serviço Social e os Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Processos Gerenciais.

A solenidade

A formatura do EaD tem todas as características de uma solenidade de colação de grau tradicional. A cerimônia oficial está marcada para começar às 20 horas, mas meia hora antes os pólos já estão conectados, assistindo clipes de músicas e um vídeo institucional da Unopar.

No horário estabelecido, o mestre de cerimônias dá inicio à sessão solene e apresenta os componentes da mesa. Imagens ao vivo mostram a chegada das autoridades, entre elas o presidente da Unopar, professor Marco Antonio Laffranchi, a chanceler Elisabeth Bueno Laffranchi, a reitora Wilma Jandre Melo e o paraninfo geral dos formandos, o professor doutor Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy.

Participam também o vice-reitor e pró-reitor do Ensino Presencial, professor Hélio Rodolfo Navarro e a pró-reitora do Ensino a Distância, professora Elisa Maria de Assis, além de outros diretores e pró-reitores da Unopar.

Para todo o Brasil

Depois da apresentação dos demais membros do Conselho Universitário, o mestre de cerimônias saúda os formandos, juntamente com os seus nomes de turma, patronos e paraninfos dos pólos de apoio presencial da Unopar, citando os estados brasileiros onde há formandos. Na tela de projeção são mostradas todas as cidades participantes. Ao fundo, a música Aquarela do Brasil.

A abertura da sessão solene de colação de grau é feita pela reitora Wilma Jandre Melo, e em seguida é executado o Hino Nacional Brasileiro. E, como acontece nas formaturas tradicionais, alunos são chamados para conduzir o Momento de Fé (com uma oração de agradecimento) e para proferir o juramento em nome dos formandos (quando todos se colocam em pé levantando o braço direito). Outro formando é convidado para fazer o uso da palavra, na qualidade de Orador Geral dos Formandos.

O paraninfo, professor doutor Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy também é convidado a falar e, em seguida, receberá da chanceler Elisabete Laffranchi e da reitora Wilma Jandre Melo o Diploma de Honoris Causa da Unopar pelos relevantes serviços prestados na área da educação para o Brasil.

Outorga coletiva de grau

Após fazer seu discurso, a reitora faz a outorga coletiva de grau aos formandos, que são representados pela acadêmica Maraisa Pereira dos Santos, do curso de Ciências Contábeis. Ela recebe o capelo de formatura e, em seguida, o seu certificado.

A colação de grau está concluída, e os alunos partem para as comemorações, sempre marcadas pela alegria e emoção. ?Declaro encerrada a sessão solene de Colação de Grau dos acadêmicos dos cursos de Graduação do Sistema de Ensino Presencial Conectado da Unopar ? Modalidade a Distância. Boa noite e sejam felizes?, discursa a reitora. A transmissão ao vivo continua, mostrando imagem da festa dos formandos.

Currículo do paraninfo geral dos formandos

Professor doutor Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy:

– Pós-doutor pela Universidade de Boston.
– Doutor e mestre em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
– Professor fundador do Curso de Direito da Unopar-Londrina.
– Autor de mais de 20 livros e outras dezenas de artigos, Arnaldo Godoy é tradutor de Roberto Mangabeira Unger.
– Nomeado Consultor-Geral da União em 1º de fevereiro de 2011, Arnaldo Godoy colaborou com várias instituições de ensino de renome em Brasília, a exemplo da Escola de Administração Fazendária, da Escola Nacional de Administração Pública e do Instituto Rio Branco.
– No serviço público desde 1993, Arnaldo Godoy já atuou como Procurador da Fazenda Nacional, assessor de Ministro no Supremo Tribunal Federal e como membro de conselho fiscal de vários órgãos.

Fonte: Assessoria Unopar

Mais detalhes:

UNOPAR Fone: (43) 3371-7700 Site: http://www.unopar.br