Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
EAD da Unopar forma 13,3 mil novos profissionais

EAD da Unopar forma 13,3 mil novos profissionais

quinta, 24 de março de 2011
Categoria

A Unopar Virtual realiza no próximo dia 26 de março a Sessão Solene de Colação de Grau de 13.393 formandos de 11 cursos de Graduação do Ensino a Distância.

A cerimônia será realizada na Sala de Geração do Sistema de Ensino Presencial Conectado, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, em Londrina, e transmitida ao vivo para todos os pólos ? são cerca de 400 distribuídos por todos os Estados brasileiros ? onde os alunos receberão os seus certificados.

Colam grau os formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, História (Licenciatura), Letras, Pedagogia (Licenciatura), Serviço Social e os Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Processos Gerenciais.

A solenidade

A formatura do EaD tem todas as características de uma solenidade de colação de grau tradicional. A cerimônia oficial está marcada para começar às 20 horas, mas meia hora antes os pólos já estão conectados, assistindo clipes de músicas e um vídeo institucional da Unopar.

No horário estabelecido, o mestre de cerimônias dá inicio à sessão solene e apresenta os componentes da mesa. Imagens ao vivo mostram a chegada das autoridades, entre elas o presidente da Unopar, professor Marco Antonio Laffranchi, a chanceler Elisabeth Bueno Laffranchi, a reitora Wilma Jandre Melo e o paraninfo geral dos formandos, o professor doutor Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy.

Participam também o vice-reitor e pró-reitor do Ensino Presencial, professor Hélio Rodolfo Navarro e a pró-reitora do Ensino a Distância, professora Elisa Maria de Assis, além de outros diretores e pró-reitores da Unopar.

Para todo o Brasil

Depois da apresentação dos demais membros do Conselho Universitário, o mestre de cerimônias saúda os formandos, juntamente com os seus nomes de turma, patronos e paraninfos dos pólos de apoio presencial da Unopar, citando os estados brasileiros onde há formandos. Na tela de projeção são mostradas todas as cidades participantes. Ao fundo, a música Aquarela do Brasil.

A abertura da sessão solene de colação de grau é feita pela reitora Wilma Jandre Melo, e em seguida é executado o Hino Nacional Brasileiro. E, como acontece nas formaturas tradicionais, alunos são chamados para conduzir o Momento de Fé (com uma oração de agradecimento) e para proferir o juramento em nome dos formandos (quando todos se colocam em pé levantando o braço direito). Outro formando é convidado para fazer o uso da palavra, na qualidade de Orador Geral dos Formandos.

O paraninfo, professor doutor Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy também é convidado a falar e, em seguida, receberá da chanceler Elisabete Laffranchi e da reitora Wilma Jandre Melo o Diploma de Honoris Causa da Unopar pelos relevantes serviços prestados na área da educação para o Brasil.

Outorga coletiva de grau

Após fazer seu discurso, a reitora faz a outorga coletiva de grau aos formandos, que são representados pela acadêmica Maraisa Pereira dos Santos, do curso de Ciências Contábeis. Ela recebe o capelo de formatura e, em seguida, o seu certificado.

A colação de grau está concluída, e os alunos partem para as comemorações, sempre marcadas pela alegria e emoção. ?Declaro encerrada a sessão solene de Colação de Grau dos acadêmicos dos cursos de Graduação do Sistema de Ensino Presencial Conectado da Unopar ? Modalidade a Distância. Boa noite e sejam felizes?, discursa a reitora. A transmissão ao vivo continua, mostrando imagem da festa dos formandos.

Currículo do paraninfo geral dos formandos

Professor doutor Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy:

– Pós-doutor pela Universidade de Boston.
– Doutor e mestre em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
– Professor fundador do Curso de Direito da Unopar-Londrina.
– Autor de mais de 20 livros e outras dezenas de artigos, Arnaldo Godoy é tradutor de Roberto Mangabeira Unger.
– Nomeado Consultor-Geral da União em 1º de fevereiro de 2011, Arnaldo Godoy colaborou com várias instituições de ensino de renome em Brasília, a exemplo da Escola de Administração Fazendária, da Escola Nacional de Administração Pública e do Instituto Rio Branco.
– No serviço público desde 1993, Arnaldo Godoy já atuou como Procurador da Fazenda Nacional, assessor de Ministro no Supremo Tribunal Federal e como membro de conselho fiscal de vários órgãos.

Fonte: Assessoria Unopar

Mais detalhes:

UNOPAR Fone: (43) 3371-7700 Site: http://www.unopar.br