Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dramaturgia contemporânea em debate no Sesi Londrina Dramaturgia contemporânea em debate no Sesi Londrina Dramaturgia contemporânea em debate no Sesi Londrina

Dramaturgia contemporânea em debate no Sesi Londrina

Wednesday, 30 de May de 2018
Categoria:

Texto “Incêndios” é analisado pelo Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika com direito a leitura dramática, exibição de filme e bate-papo

De autoria do escritor libanês-canadense Wajdi Mouawad, o texto “Incêndios” é uma obra pós-dramática que tem instigado atores e diretores de teatro e cinema. Em 2011, rendeu indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro à adaptação do franco-canadense Denis Villeneuve. Em 2014, foi sucesso de crítica e público com a montagem teatral do brasileiro Aderbal Freire-Filho. Nos dias 1 e 2 de junho, a complexidade e riqueza dessa dramaturgia e de suas adaptações para o palco e as telas serão analisadas e experienciadas pelo Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika. Os encontros são abertos ao público e possuem entrada franca.

“A morte nunca é o fim de uma história”. A frase presente na obra de Mouawad acompanha o fio condutor da trama de “Incêndios”. O enredo entrelaça passado e futuro ao abordar o último desejo de uma imigrante árabe residente no Canadá: mandar seus filhos gêmeos, Jeanne e Simon, a uma jornada pelo Oriente Médio em busca de suas emaranhadas raízes. Nessa missão, em meio a guerras, amores e ódios, os jovens acabam desvendando o passado revolucionário da mãe.

Na sexta-feira do dia 1º, às 19h, o Centro Cultural Sesi/AML promove uma leitura dramática do texto de Wajdi Mouawad, com direção de Guilherme Peraro e participação dos atores do Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika. No sábado (2), às 14h, haverá a exibição do filme de Denis Villeneuve e, após a sessão, um bate-papo com o público a fim de analisar as relações entre cinema e teatro em torno da obra. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do espaço uma hora antes dos encontros.

Incêndios no Centro Cultural Sesi/AML

Divulgação

Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika

Com o objetivo de investigar as relações entre cinema, literatura e teatro, o Dramátika – iniciativa do Centro Cultural Sesi/AML em parceria com a produtora Kinopus –  é uma realização do Sesi Cultura Paraná por meio do programa Núcleos Criativos com coordenação do cineasta Rodrigo Grota. A proposta é promover um espaço de reflexão e criação por meio da dramaturgia base para as linguagens.

O projeto se divide em duas etapas: leitura dramática de textos teatrais e exibição de filmes, com ensaios, apresentação e gravação de esquetes (cenas curtas). Ao final do projeto, os cinco diretores convidados para conduzir os encontros irão apresentar esquetes criadas a partir do diálogo entre teatro e cinema.

Fonte: Divulgação

Mais detalhes:

Serviço

3º Encontro do Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika no Sesi/AML

Leitura dramática da peça “Incêndios”

Data: Sexta-feira, dia 1º de junho

Hora: às 19hs

Exibição do filme “Incêndios” com bate-papo

Data: Sábado, dia 2 de junho

Hora: às 14h

Classificação: 16 anos

Valor: gratuito (retirar ingresso no local com 1 hora de antecedência)

Local: Centro Cultural Sesi/AML

Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro

Observação: sujeito a lotação