Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Doação de objetos para Museu do Café

Doação de objetos para Museu do Café

terça, 17 de janeiro de 2012
Categoria: noticia

O Museu Histórico e de Artes de Ibiporã ?Espaço de Memória? informa que está recebendo doações de objetos relacionados à cultura cafeeira para comporem o acervo do Museu do Café, que será inaugurado este ano nas instalações da antiga Estação Ferroviária de Ibiporã.

Contribuição

O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, aponta a importância da participação da comunidade na elaboração do Museu do Café. ?Muitas famílias têm na sua história, avós, bisavós e parentes que fizeram parte da história do desenvolvimento do Paraná, através da cultura do café. Queremos resgatar essa história, por meio de relatos, fotos, documentos e objetos, para compor o nosso Museu do Café?, relata Dutra.

Acervo

As pessoas interessadas em doar objetos, documentos e fotos podem levá-los até o Museu Histórico, que fica na Av. Dom Pedro II, 368, ao lado do Cine Teatro Pe. José Zanelli, a partir do dia 30 de janeiro, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os objetos doados serão cadastrados e posteriormente analisados por uma comissão que verifica a relevância histórica, as condições físicas e quantas peças daquela já existem no acervo do Museu. Por razões de espaço físicos, não é possível arquivar nas instalações do Museu todas as peças doadas, no entanto é feito o cadastro com os dados da família e todas as características da peça para futuras exposições e mostras do Museu.

Digitalização

Além de objetos, fotos e documentos relacionados ao café também estão sendo cadastrados. Eles serão digitalizados, registrados, identificados e já devolvidos para a pessoa que esta fazendo a doação. Mais informações pelos fones: 3178-0215 ou 3178-0216.

Fonte: Ana Maria Borges de Alcantara