Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Disque-Dengue recebe denúncias sobre focos do Aedes em Londrina

Disque-Dengue recebe denúncias sobre focos do Aedes em Londrina

segunda, 20 de janeiro de 2020

Pelo número 0800-400-1893, a população pode informar o endereço de imóveis particulares ou áreas públicas com pontos de água parada

Disque-Dengue recebe denúncias sobre focos do Aedes em Londrina

Foto: Ilustrativa

A Prefeitura de Londrina oferece para a população um canal direto para atuação no combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika vírus, febre amarela silvestre e outras doenças. O Disque-Dengue é um número de telefone com ligação gratuita, e qualquer pessoa pode entrar em contato para denunciar possíveis criadouros do Aedes, seja em imóveis particulares ou áreas públicas. O telefone é o 0800-400-1893.

No ano de 2019, o Disque-Dengue recebeu 1.282 denúncias. E nestas duas primeiras semanas de 2020, já foram registradas 102 notificações. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, o Disque-Dengue orienta a população a fornecer o máximo de informações possíveis no momento da denúncia, como endereço completo e pontos de referência. Isso facilita a atuação dos agentes de Endemias, que vão até o local informado para averiguar a denúncia.

Mediante o acesso liberado para vistoria do imóvel, os agentes de Endemias procuram por focos do Aedes, ou pontos que podem acumular água e serem utilizados para sua proliferação. O morador ou proprietário de imóvel recebe as orientações necessárias para eliminação eficaz dos criadouros. Uma nova visita pode ser feita posteriormente, para checar se as medidas foram colocadas em prática. Caso não tenham sido aplicadas as orientações, o responsável é notificado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Outro canal que pode ser utilizado pelos londrinenses para informar a presença do Aedes e de pontos de água parada é a Ouvidoria–Geral do Município. O formulário online da Ouvidoria pode ser acessado através do Portal da Prefeitura. O contato com o órgão também pode ser feito pelo telefone 162.

Fonte: N.Com