Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dicas para uma viagem de carro mais segura Dicas para uma viagem de carro mais segura

Dicas para uma viagem de carro mais segura

Wednesday, 16 de December de 2015
Categoria:

A aproximação dos dias de folga e das férias escolares faz com que muitas famílias já comecem a planejar suas viagens de final de ano. O período movimenta as estradas de todo o País e registra números cada vez mais altos de turistas em diversas regiões.

Para que a viagem de carro seja ainda mais agradável e segura, separamos algumas dicas fundamentais. Confira como garantir o bem-estar de todos os passageiros e aproveite o descanso!

Bagagem

De acordo com as normas vigentes de trânsito, não se deve transportar bagagens nos bancos do veículo – todas as malas e objetos devem ir no porta-malas do carro. Quando não há espaço suficiente, a dica é adquirir uma capota marítima para colocar no teto do automóvel. Existem modelos de diversos tamanhos e capacidades, que permitem acomodar toda a bagagem necessária com praticidade e segurança.

Acessórios

Vai viajar com crianças ou bebês? Não se esqueça de levar os acessórios básicos de transporte para eles. Os bebês de até 1 ano devem viajar no bebê-conforto, devidamente preso ao banco, enquanto as crianças de 1 a 4 anos devem estar na cadeirinha. Já os pequenos entre 4 e 10 anos devem utilizar assentos elevados, de acordo com seu peso e tamanho.

Direção

Se a viagem for mais longa, vale a pena programar paradas ou revezar a direção com outra pessoa para evitar que o cansaço prejudique a capacidade de direção. Caso o condutor esteja com algum tipo de mal-estar ou indisposição, certifique-se de que ele ainda é capaz de dirigir com segurança e, se não estiver, considere a possibilidade de passar o volante para outra pessoa.

Revisão

Antes de sair para viajar, leve seu veículo até uma oficina especializada na marca do automóvel e peça a checagem de todos os itens principais – rodas, pneus, óleo e calibragem. Também é importante conferir o estepe, o macaco e as ferramentas básicas que são necessárias para reparos simples. Além disso, não se esqueça de levar flanelas, para passar nos vidros, e outros artigos para a limpeza interna do veículo.

Divulgação