Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
4 dicas para organizar as finanças em 2019

4 dicas para organizar as finanças em 2019

quinta, 10 de janeiro de 2019
Categoria

Tarefa não precisa ser um bicho de sete cabeças

A organização financeira é um tópico ainda mal explorado pelos brasileiros. Prova disso são os 63,4 milhões de pessoas endividadas, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Se você está nessa situação ou apenas deseja ter mais controle sobre o seu dinheiro, está no lugar certo. Com algumas dicas, é possível economizar mais dinheiro em 2019 ou pelo menos conseguir organizar suas finanças pessoais. Essa tarefa, inclusive, não é um bicho de sete cabeças. Abaixo, confira quatro dicas para você ter mais controle financeiro e colocar as contas em dia.

4 dicas para organizar as finanças em 2019

Foto: Divulgação

1. Faça um raio-X do ano que passou

Chegamos ao final do ano e agora você tem a dolorosa tarefa de saber como organizou as finanças nesse ano. Sente pelo tempo necessário para analisar com quais itens você mais gastou, em quais áreas você precisa melhorar e quais contas você pode diminuir. Ter um panorama completo das finanças é importante para entender seu perfil e traçar metas e objetivos para o ano seguinte.

2. Verifique quais são suas dívida

IPVA Atrasado, financiamento do carro, da casa ou do apartamento, parcelas de produtos atrasadas. São vários tipos de dívida que você pode contrair se não tiver um bom planejamento financeiro. O foco aqui é listar todas as suas dívidas e, a partir disso, fazer um cronograma para quitar todas ou a maior parte delas. A sua prioridade deve ser sair do vermelho ou no mínimo diminuir seus débitos para o ano seguinte.

3. Priorize alguns gastos

Essa é uma dica básica, mas que nem todos seguem. Inevitavelmente, você precisa priorizar alguns gastos. Se você sempre almoça fora por causa do trabalho, que tal levar uma marmita? O mesmo vale para transporte, lazer e compras. A dica é definir áreas da vida nas quais você precisa se dedicar financeiramente. Menos é mais. Por isso, reduza os gastos desnecessários ao máximo para o próximo ano.

4 . Invista

Quando se fala em investir, muitas pessoas pensam que precisam de rios de dinheiro para realizar esse tipo de transação. Com esse pensamento, surgem desculpas comuns como “não tenho dinheiro agora” e “é muito difícil”. É preciso desmistificar essa mentalidade. Para iniciantes, investir pode ser uma tarefa simples, e você consegue fazer isso com apenas R$ 30 por mês. Existem vários canais especializados no YouTube e sites sobre finanças pessoais e investimento. Procure informação e comece agora a colocar uma parte do dinheiro que você ganha para render.

Fonte: Divulgação