Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dica de saúde do Tshu: coma colorido!

Dica de saúde do Tshu: coma colorido!

segunda, 20 de julho de 2015

Quanto maior a variedade de cores do seu prato, maior a quantidade de nutrientes e de benefícios à sua saúde!

Cada alimento possui um fito-químico (química da fito/planta) que o distingue dos outros, seja pela cor, cheiro, sabor ou textura.

Os alimentos de cores roxas e azuis, por exemplo, são ricos em antocianinas, antioxidantes que regulam a pressão arterial, reduzem o risco de doenças cardíacas, melhorando a função da memória e diminuindo o risco de câncer.

Invista em: amoras, berinjelas, figos, ameixas, uvas roxas e passas.

Já os alimentos verdes são ricos em clorofila e luteína, que auxiliam na saúde dos olhos (reduzindo o risco de cataratas e de degeneração macular), previnem doenças do fígado e alguns tipos de cânceres, além de serem ricos em folato, vitaminas B, C e K, potássio, alguns carotenoides e ômega 3.

Invista em: legumes e vegetais de folhas verdes escuras, brócolis, ervilhas, pistache, pepino, aipo, abacate, maçã verde, pimentas verdes, repolho.

Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno e antocianinas, poderosos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, reduzem o risco de ataques cardíacos e alguns tipos de cânceres (especialmente o de próstata), melhorando o metabolismo e reduzindo inflamações.

Invista em: maçãs vermelhas, beterraba, repolho roxo, cerejas, pimentas vermelhas, romãs, morangos, framboesas, rabanetes, tomate, melancia e goiaba.

Os alimentos amarelos, ricos em carotenoides, beneficiam a visão, o sistema imunológico, a saúde da pele e dos ossos. Ricos em vitaminas A, B e C, ácidos graxos, ômega-3 e ácido fólico, os alimentos amarelos previnem doenças do coração e alguns tipos de cânceres (especialmente o de pulmão, esôfago e estômago).

Invista em: damasco, melão, cenoura, manga, nectarina, laranja, papaia, pêssego, pera, pimentão amarelo, abacaxi, abóbora, milho-doce, batata-doce, tangerina, tomate amarelo e limões.

Os alimentos de cor branca são essenciais à saúde por conterem um importante fito-químico chamado antoxantina. Entre seus benefícios, estão a redução do colesterol e da pressão arterial e o aumento da imunidade. Ricos em potássio, os alimentos brancos são amigos do coração, dos rins e outros órgãos vitais.

Invista em: banana, couve-flor, alho, gengibre, cogumelos, cebolas, batatas e nabos.

Embora a maioria dos fito-químicos seja colorida, existe uma categoria de fito-químicos incolores, os flavonoides, que também estão presentes na maioria das frutas, grãos, cereais e vegetais, ricos em antioxidantes que previnem a formação de radicais livres.

Invista em: uvas, salsinha, espinafre, cebolas, maçãs, alface, beterraba, couve de bruxelas, frutas cítricas, frutas e legumes roxos e vermelhos.


Agora que você já conhece os benefícios de cada cor para o organismo, prepare um prato bem colorido e bom apetite!

No restaurante vegetariano Tshu Shin Yuen você encontra deliciosos pratos ricos em antioxidantes, vitaminas e proteínas vegetais, essenciais à saúde.

As refeições do Tshu são saborosas e balanceadas, pensada na sua saúde e no seu paladar. Venha experimentar!!

O Tshu Shin Yuen fica localizado à Rua Santa Catarina, 165, Centro, Londrina/PR (próximo ao shoppping Royal Plaza). Fone: 43 3324-2017.

Acesse a Fan Page: https://www.www.facebook.com/pages/Tshu-Shin-Yuen-Restaurante-Vegetariano-Londrina/592299994159792


Redação Londrinatur

Mais detalhes:

Tshu Shin Yuen Estacionamento: 1 hora grátis no estacionamento conveniado (no consumo acima de R$ 10,00). Os clientes* que pagarem em dinheiro, terão 5% de desconto! *O desconto não está disponível para aqueles que optarem pelo buffet a preço fixo.