Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dia Mundial sem Carro movimenta Avenida Higienópolis neste sábado (22) Dia Mundial sem Carro movimenta Avenida Higienópolis neste sábado (22) Dia Mundial sem Carro movimenta Avenida Higienópolis neste sábado (22)

Dia Mundial sem Carro movimenta Avenida Higienópolis neste sábado (22)

Friday, 21 de September de 2018

Voltado à reflexão sobre formas sustentáveis de transporte e locomoção, evento oferece diversas atrações gratuitas para toda a família

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realiza neste sábado, das 7h às 17h, o Dia Mundial sem Carro. O evento ocorre na Higienópolis, região central da cidade, entre a rua Sergipe e a avenida Juscelino Kubitschek. A programação inclui serviços de saúde, cidadania, esporte e lazer. O objetivo é chamar atenção para soluções alternativas de mobilidade urbana, como a bicicleta e o ônibus, e ainda entregar ao pedestre um espaço tradicionalmente ocupado por veículos – como acontece em São Paulo, por exemplo, com o Minhocão.

O festival de atrações se estende durante todo o dia, mas algumas atividades têm horários específicos para ocorrer. Das 7h30 às 8h30, na quadra entre as ruas Goiás e Espírito Santo, o grupo Believe & Run traz técnicas de fortalecimento mental e estrutural para corredores amadores e profissionais. Às 9h, tutores de animais participam da “cãominhada” – caminhada dos pets.

Às 10h, na rotatória da Higienópolis com a JK, a professora Camila Tabosa oferece aos participantes uma aula de Kundalini Yoga – técnica que visa fortalecer as energias mental, física e nervosa do corpo humano. No mesmo horário, na altura do nº 682 da via, ocorre um treinão de Muay thai com o pessoal da academia Pattaya Fight Camp.

Dia Mundial sem Carro movimenta Avenida Higienópolis neste sábado (22)

Às 14h30, o Decanato Centro da Arquidiocese de Londrina realiza a “Caminhada por um Mundo Melhor”. O percurso segue até o Santuário Eucarístico Mariano, na avenida Madre Leônia Milito, e tem como ponto de partida a Paróquia Imaculada Conceição, situada na rua Tupi, nº 241.

Às 15h, ciclistas de toda a cidade participam de mais uma edição do “Ciclo Sesc – Movimente sua Vida no Pedal”. Com concentração e largada próximo à rua Pio XII, o passeio ciclístico do Dia Mundial sem Carro tem trajeto de 15 km e passa pelas principais vias do município.

Das 9h às 12h, o “Tarobá no seu bairro” movimenta o cruzamento com a rua Sergipe com apresentações artísticas, aula de dança, zumba, atividades de saúde e cidadania. Já entre às 10h e às 15h, o violinista Roney Marczak, a dupla sertaneja Manu e Gabriel e as bandas Os Últimos Cães da Terra, Maniáticos do Reverb e Hermano Elétrix agitam o palco CMTU com muita música e descontração.

A programação do Dia Mundial sem Carro inclui também feira de adoção de animais, cama elástica e xadrez gigante para a criançada, aula de bike para os que não sabem andar de bicicleta, exposição de motos, carros e ônibus antigos e espetáculo teatral. Tem ainda distribuição de água, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, doação de mudas de árvore e participação do canil e cavalaria da Polícia Militar (PM). Complementam o rol de atrações jogos de tênis de mesa, basquete, vôlei, parede de escalada e arco e flecha.

O Dia Mundial sem Carro em Londrina é uma realização da Prefeitura, por intermédio da CMTU, em parceria com as secretarias municipais do Ambiente e Idoso, Sercomtel, PM, Detran-PR, Sesc, Senac, universidades, emissoras de televisão, ONGs e empresas apoiadoras.

Fonte: N.Com