Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Destinos regionais são preferência de quem quer viajar em 2020 Destinos regionais são preferência de quem quer viajar em 2020

Destinos regionais são preferência de quem quer viajar em 2020

Monday, 23 de November de 2020

Pandemia impactou setor de turismo e exigiu maiores cuidados na hora de viajar

A pandemia causada pelo novo coronavírus impactou de maneira significativa diferentes setores. Entre um dos mais afetados está a área de turismo, já que as medidas de segurança para conter o número de contaminações da doença incluíram o afastamento social, o que impossibilitou viagens de avião, aglomerações em aeroportos e hospedagens e hóteis.

Com o início das medidas de flexibilização em muitos lugares, o setor começou a perceber alguma melhora, com o aumento de pessoas fazendo viagens para diferentes lugares por conta de trabalho, para lazer, visitar familiares, etc. O turismo regional, com trajetos de menor distância e menos tempo de viagem, aparece como favorito entre quem pretende viajar, segundo pesquisa do Opinion Box. De acordo com os entrevistados, 54% pretendem viajar em 2020 dentro do próprio estado, 44% querem explorar o Brasil e 9% pretendem ir para o exterior.

Este cenário cria um espaço muito propício para o crescimento do turismo em áreas naturais, com opções voltadas ao cuidado sustentável e em locais no interior das cidades, que garantem menos tempo de trajeto. Destinos como esses transmitem mais segurança, especialmente por se tratarem de lugares abertos e com grande circulação de ar, além de serem mais afastados das grandes cidades. Outro ponto que torna esse tipo de viagem mais apelativo é a busca pela sensação de liberdade, fator que foi tão restringido durante o momento da quarentena, em que muitas pessoas passaram longos períodos em casa e com pouco convívio social. Além disso, destinos como esse costumam contar com um menor fluxo de pessoas, o que colabora para evitar maiores riscos de contaminação.

Para instruir os pequenos negócios, especialmente aqueles em áreas naturais, o Sebrae publicou uma lista com algumas recomendações importantes para garantir a saúde e segurança de hóspedes e colaboradores. Entre os cuidados propostos está a criação de um protocolo para pessoas da equipe com suspeitas de doença, evitar compartilhar itens de qualquer tipo, criação de grupos menores do que o tradicional para a realização das atividades turísticas, uso de máscaras durante todo o tempo, entre outros pontos essenciais para que a viagem seja proveitosa e segura.

Preparação para viajar

Antes de viajar, é necessário tomar alguns cuidados, tanto para economizar, quanto para garantir a saúde e segurança durante todo o trajeto. Após escolher o destino, é hora de decidir o meio de transporte e considerar os riscos em relação à contaminação. É importante se informar das medidas de segurança por parte da companhia aérea ou serviço de transporte escolhido, levando em consideração quantidade de pessoas por trajeto, limpeza, possibilidade de fazer o check-in à distância, entre outros pontos.

Além disso, também é importante pensar em como economizar. Comprar as passagens aéreas com algumas semanas de antecedência já pode ajudar a reduzir os custos, já que passagens compradas em cima da hora costumam sair mais caras. Também existe a possibilidade de encontrar na Black Friday de passagens aéreas por preços mais acessíveis, já que a data é usada por muitas empresas para criar pacotes promocionais e oferecer produtos e serviços com bons descontos.

Divulgação