Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Desfrute da harmonização com o vinho Malbec Desfrute da harmonização com o vinho Malbec

Desfrute da harmonização com o vinho Malbec

Monday, 04 de April de 2022
Categoria:

Créditos: iStok

Para saborear uma refeição perfeita, é necessária a escolha dos alimentos e do vinho que saborize e valorize o prato

Um dos grandes desafios de cozinhar está no preparo de pratos nutritivos, saborosos, atraentes, harmônicos, com acompanhamentos ideais. Assim, estudiosos da gastronomia propõem um verdadeiro casamento entre a entrada, o prato principal, a sobremesa e as bebidas, para que o ato de alimentar-se seja marcante e inesquecível. Muitos restaurantes oferecem no cardápio não somente as opções de seus pratos, mas também a indicação do tipo de vinho ideal para marcar o sabor do alimento.

Um excelente vinho, com a harmonização perfeita para diversos alimentos, é o Malbec. Vejamos: um corte bovino argentino muito nobre é o chorizo, com sabor marcante, suculência e maciez, e pede um vinho encorpado e com acidez, como Mariflor Malbec 2014. Já um bom cordeiro, de sabor adocicado, remete ao vinho Cobos Bramare Luján de Cuyo Malbec, de sabor frutado e encorpado, pois dará um toque especial no prato; esse vinho é envelhecido em carvalho, dando a sua coloração escura. E que tal aquela costelinha suína bem assada e temperada com elementos agridoces? Sem dúvida alguma, a harmonização perfeita será com a escolha de um Terralis Malbec 2017, pois possui taninos macios e leves, sem ser encorpado, com sabor frutado, e dá uma sensação agradável. Já a leveza e a delícia de um Malbec de La Consulta é perfeita para acompanhar um galeto, ainda mais se acompanhado com um arroz de carreteiro.

Se pensarmos nas carnes vermelhas do churrasco, como uma boa costela ou uma picanha assada na brasa, sem dúvida, com um vinho tinto mais encorpado e com intensidade de taninos, a escolha será o Goulart M The marshall Malbec Old Vines 2018, envelhecido por 12 meses nos tonéis de carvalho, resultando em taninos robustos e elegantes. Tanto é que se estiver na cidade de Londrina, no estado do Paraná, desfrute dessa perfeita combinação de carnes e vinhos nos restaurantes da região, como Cabaña Ganadera, Silvan Cult Restaurante, Outback Steakhouse, no Shopping Center Catuaí, entre outros de renome.

Para os dias frios, o prato ideal é o fondue de queijo, acompanhado de um La Flor de Pulenta Malbec 2019, vinho envelhecido em tonéis de carvalho de segundo ou terceiro uso, com a garantia de um sabor suculento e muito frescor. O vinho Malbec Terre Promise Malbec Rosé Cótes du Lot 2018, de sabor leve e com aromas de frutas cítricas e flores, combina perfeitamente com os pratos vegetarianos, como um espeto de legumes diversos; dessa forma, há a combinação de sabores herbáceos, ácidos e delicados. Para acompanhar um prato doce, como o chocolate 70% de cacau ou mais, sugere-se o Goulart W Winemaker Wine Hunter Malbec Luján de Cuyo DOC 2018, para proporcionar um nível de doçura adequada, mas com muito cuidado com o nível de açúcar e de cacau de outros pratos, pois podem comprometer a doçura desse casamento.

O vinho Malbec tem sua origem na região de Cahors, na França, cujo clima frio é importante para a preservação dos sabores, mas é na Argentina que se tornou popular, e é o quinto país maior produtor mundial, favorecido não só pelo clima, mas como pelo solo, portanto vale a pena harmonizá-lo em sua refeição.

Confira esta proposta na lista de restaurantes em Londrina.