Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Demo Sul apresenta grade de programação

Demo Sul apresenta grade de programação

quarta, 15 de setembro de 2010
Categoria: noticia

O Festival Demo Sul, conhecido como o maior festival de música independente do sul do país será realizado de 15 a 23 de outubro com uma intensa programação. As primeiras etapas tiveram inicio em setembro com as Prévias, fase que selecionou (logo após as apresentações, com o voto do público presente) cinco bandas que vão tocar nos palcos do evento. 

As bandas mais votadas nas Prévias Demo Sul foram Monkberry (Londrina), Soatá (DF) Mescalha (Londrina), Test Drive (Cambé) e Locodillos (Londrina). A banda Locodillos foi a mais votada e, com isso, será protagonista de um videoclipe que será produzido pela Kinoarte, durante uma oficina prevista na programação do Festival.

?O tom das Prévias foi da renovação. Muitas bandas tiveram a chance de mostrar seus trabalhos para uma audiência qualificada que curte trabalho autoral. O fato de deixar a escolha para o público proporcionou uma integração muito interessante. É importante ressaltar que as Prévias mantiveram o bom nível do festival?, considera Marcelo Domingues, organizador do evento.

A programação geral do evento será bastante diversificada. ?A música faz parte do festival mas o Demo Sul não é só show. A intenção do festival é proporcionar a profissionalização de toda a cadeia produtiva da música?, explica Marcelo.

Além das vinte e oito bandas convidadas que irão se revezar nos quatro espaços do evento, a programação contará também com oficinas, workshops, o VI Simpósio de Música Independente, a Feira Demo Sul, entre outras atividades.

A abertura está marcada para o dia 15 de outubro na Concha Acústica, com shows e a tradicional Feira Demo Sul, uma ação do Festival que abre espaço para o intercâmbio entre público, produtores, músicos, jornalistas, lojistas e outros interessados em compor um modelo cooperativo baseado nos princípios da economia solidária. ?Música é moda, tendência e entretenimento. Nesse mix, a Feira Demo Sul vai trazer discos, livros, roupas, acessórios, artes gráficas, gibis, mangás, editoras, games, tatuagem de henna?.

Shows

Nesta edição, o Festival Demo Sul traz importantes nomes da música brasileira, como Tom Zé, Pato Fu, Mombojó e Júpiter Maçã. Também estão programadas duas bandas internacionais: a polonesa Mitch & Mitch e The Silver Shine, da Hungria.

Atividades formativas

Entre 18 e 19 de outubro estão programados workshops de Guitarra Rock com Marco Tureta e com o contrabaixista matogrossense Ebinho Cardoso, expoente da nova geração de baixistas brasileiros que toca jazz e fusion. 
Da rádio da Universidade Federal de São Carlos, o pessoal do projeto Independência ou Marte vai ministrar uma oficina de rádio na internet, e em parceria com a Kinoarte o Demo Sul também vai oferecer gratuitamente uma oficina de produção de videoclipes.  

Este ano acontece o VI Simpósio de Música Independente, marcado para o dia 21 de outubro. Com inscrições gratuitas, o Simpósio será um espaço para a discussão e a reflexão da cena independente. Participam do encontro, Alex Antunes (SP), Rodrigo Lariu (SP), Márcia Buzalaf (SP) e Carol Tokoyo (SP). 

O Festival 

O Demo Sul é um evento que conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura (MINC) e do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (PROMIC) e apoio da Caixa Econômica Federal. Realizado pela Braço Direito Produções, o Festival se consolida cada vez mais como um evento que não só busca mostrar o que tem sido feito na música independente, mas também que organiza ações visando seu debate e seu fortalecimento. 

Veja mais: Programação Completa Demo Sul 2010

Fonte: Assessoria Demo Sul

Mais detalhes:

Festival Demo Sul 2010 Data: 15 a 23 de outubro de 2010