Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

“Dança Londrina” reúne produções de diferentes estilos

segunda, 07 de outubro de 2013
Categoria: noticia

Festival de Dança de Londrina

Como em outras edições, o Festival de Dança 2013 reserva espaço para as produções de Londrina e cidades da região. A mostra local, chamada a partir deste ano de “Dança Londrina”, reúne trabalhos dos mais variados estilos nesta segunda-feira (7/out.), às 20 horas, no Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380).

Nas últimas décadas, Londrina criou uma tradição no que diz respeito à prática da arte do movimento. Na mostra de hoje, apresentam-se artistas independentes, academias, escolas e grupos inscritos a partir do convite de Sonia Secco, coordenadora da Escola Municipal de Dança (Funcart). A noite configura-se como um mosaico de pesquisas e criações recentes que vão do clássico ao contemporâneo, da dança de salão aos estilos tradicionais.

Uma das atrações é a Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã, conhecida por seu rigor na formação dos bailarinos e pela tradição na realização de mostras de dança. Com adaptação coreográfica de Ivo Junior, a Escola apresenta parte do 1º ato de “Dom Quixote”, um dos mais famosos balés de repertório da história. Já as fortes batidas da tradicional dança espanhola ficam por conta do consagrado coreógrafo Michel Cassin, que traz uma apresentação de flamenco com dez bailarinos.

A Escola de Dança PGD apresenta o número “Castiçal”, coreografado por Viviane Terrenta, bailarina do Ballet de Londrina e professora daquela instituição de ensino. Outra atração da mesma escola será “Espanador”, coreografada por Franciele Barcelos. O Ballet Karina Rezende integra a noite com o solo clássico “Princesa Florine” e com o dueto “Primavera”.

Os solos masculinos de “O Corsário” e “Chamas de Paris” são os representantes da Escola Municipal de Dança na programação. A adaptação é do professor Marciano Boletti. Sob a coordenação de Lucilia Kunioshi Utiyama, a Entrepassos Cia de Dança sobe o palco do Circo Funcart com fragmentos da coreografia Ragga Jam Street. A criação é assinada por Alex Leonel de Oliveira Souza e Karina Mayara da Silva. Além dessas, outras atrações estão em fase de confirmação para a mostra local 2013.

Com o “Dança Londrina”, o Festival reafirma uma importante meta desde a sua criação: dar visibilidade à produção local e aproveitar a ocasião do evento para propiciar o intercâmbio de artistas da cidade com profissionais do Brasil e do exterior. A mostra remonta as origens do Festival, que começou como uma exibição de escolas e produtores de Londrina e região nas chamadas “Tardes de Dança”.

Divulgação

Mais detalhes:

Dança Londrina Mostra Local Dia: 7 de outubro (segunda-feira) Horário: 20 horas Local: Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380) Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00