Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dachô: Você sabe como surgiu o temaki?

Dachô: Você sabe como surgiu o temaki?

terça, 06 de outubro de 2015

Criado no Japão para reaproveitar os alimentos que sobravam do preparo de sushis, sashimis e filés de peixes, o temaki era servido principalmente como entrada.

O temaki tem esse nome porque ‘Ta’, em japonês, significa mão, e “maki”, significa enrolado. E sendo o único entre os sushis enrolados que não é feito com a ajuda da esteirinha de bambu, o temaki ganhou esse nome por ser enrolado com as mãos.

  • Recheios de dar água na boca:

Normalmente o arroz é o recheio básico de qualquer temaki, mas o salmão, o atum, o peixe branco, as ovas e os vegetais também compõem combinações deliciosas, que agradam ao paladar dos ‘temakeiros’.

Outras opções, com atum picado, peixe saint peter, kani kama, camarão, shimeji flambado no sakê e puxado na manteiga ou fatias de polvo com arroz temperado, também fazem sucesso!

  • Regras à mesa:

Normalmente o temaki vem caprichado no recheio, então vale lembrar de algumas regras para não se atrapalhar na hora de degustá-lo: primeiro retire o recheio do topo do temaki com o auxílio de um hashi ou talher, antes de morder o cone de algas; Dê uma ‘maneirada’ no shoyu para que não escorra todo o molho pelas mãos; A pontinha do temaki também faz parte da degustação, portanto, aprecie sem moderação! 😉

  • Temaki em Londrina:

No Dachô – um dos restaurantes japoneses mais tradicionais de Londrina – você encontra deliciosas opções de temaki! Venha experimentar!

O Dachô fica localizado à Rua Goiás, 1731 – Centro – Londrina/PR

Telefone: (43) 3345-0775 | (43) 3339-2002

Horário de atendimento: De segunda a quinta-feira,  das 11h30 às 14h30 e das 19h às 23h; sexta e véspera de feriado, das 11h30 às 14h30 e das 19h às 24h; sábado, das 12h às 16h e das 19h às 24h; domingos e feriados, das 12h às 16h e das 19h às 23h.

Fontes: http://www.nazosushibar.com.br/ | http://www.obaoba.com.br/

Mais detalhes:

Saiba mais sobre o Dachô!