Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Da Unikids ao Ensino Médio, celebrações e estudos sobre a Copa do Mundo tomam conta do Colégio

terça, 22 de junho de 2010
Categoria: noticia

As comemorações em virtude da Copa do Mundo 2010, que ocorre na África do Sul, tomam conta dos alunos do Colégio Universitário. Uma série de atividades tem ocorrido no Colégio. Da Unikids ao Ensino Médio, o sentimento de patriotismo e as cores verde e amarela transformam a instituição numa grande torcida organizada em homenagem ao Brasil.

A oportunidade é aproveitada também em diversas atividades educativas, com estudos dirigidos sobre os países participantes da Copa e principalmente, da África do Sul, um país marcado pela luta da igualdade de direitos entre brancos e negros, e o regime conhecido como apartheid* (que significa “vidas separadas” em africano), que vigorou no país até 1990. 



Ensinos Fundamentais 

Todas as salas de aula estão coloridas com o verde e amarelo brasileiro. A decoração faz parte das atividades da Gincana Anual realizada no Ensino Fundamental II.

Outros destaques são as salas de aula das 7ª séries que se transformaram em espaços de celebração da Copa e do conhecimento. Painéis com informações geográficas e políticas dos países que participam do mundial estimulam o aprendizado e transformam o maior evento esportivo do ano em algo muito maior do que apenas uma celebração. Além disso, também nas aulas de Educação Física são constantes os estudos, em forma de gincanas culturais, sobre todos os aspectos que envolvem as nações que participam da Copa. 

Ainda em clima de comemoração, todas as segundas-feiras, as 4ª séries e 4º anos, e nas quintas-feiras, os 3º e 2º anos, apresentam a música tema da Copa do Mundo 2010 durante os intervalos. As apresentações são resultados das aulas de música, em que foram trabalhados os elementos do ritmo com os instrumentos da fanfarra, melodia, flauta-doce e canto. Além disso, também foi estudada a expressão corporal somada a vivência de vários timbres, o que contribuiu para a montagem da música Oficial da Copa do Mundo 2010.



Pré-médio e Ensino Médio 

Sob a coordenação das professoras Elaine Zaneti (Matemática) e Vera Gorini (Artes), os alunos da 8ª série produziram esferas com canudos verde e amarelo para não só decorar a sala de aula, mas também para estudar as esferas e cilindros durante as aulas de Matemática. A atividade despertou ainda mais o envolvimento dos alunos pela disciplina e aguçou o patriotismo dos adolescentes

Já, entre outras atividades, os alunos do Ensino Médio prepararam na Recepção Central do Colégio um painel informativo com as datas dos primeiros jogos do Brasil na Copa do Mundo. Os próximos adversários do país já estão em exposição e serão a Costa do Marfim e Portugal e os jogos devem ocorrer, respectivamente, nos dias 20 (15h30) e 25 de junho (11h00).



Unikids 

Além de estudarem os vários aspectos da África do Sul, os alunos realizaram em maio a Unikids Fair, com a Copa como tema guia. Além disso, diariamente são desenvolvidas atividades de cunho educativo e esportivo com o mundial como inspiração. As atividades podem ser acompanhadas pela página da Unikids no site do Colégio Universitário.
 

Recentemente ainda, os alunos da UniKids receberam uma surpresa logo na chegado ao Colégio. Ao som do hino da Copa, os professores e funcionários recepcionaram todos os alunos que chegaram para a aula em ritmo de comemoração.



Camiseta AME

Continua a venda na loja de uniformes do Colégio a camiseta comemorativa da Copa em prol da Associação Mãos Estendidas (AME). Toda a renda líquida com a venda das camisetas será revertida para a entidade. Não deixe de participar! Acesse ainda www.maosestendidas.org.br

Mais detalhes:

Colégio Universitário Endereço: Rua Anna Morena, 250 - Jardim Maringá Contato: (43) 3378-6600 Site: http://www.cursouniversitario.com.br/