Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Aprenda Google Classroom com a Escola de Governo Aprenda Google Classroom com a Escola de Governo

Aprenda Google Classroom com a Escola de Governo

Friday, 30 de April de 2021
Categoria:

Escola de Governo oferece curso gratuito, em que participantes aprenderão a usar diversas funções da plataforma, que ajuda a tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para professores e alunos

Quem deseja aprender mais sobre a plataforma Google Classroom pode se inscrever para a 17ª turma do curso gratuito “Google Classroom: possibilidades para o ensino on-line”. A oficina é promovida pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina e pode ser acessada pelos servidores municipais e por toda a comunidade.

Para participar, basta se inscrever no site da Escola de Governo. As inscrições vão até o dia 27 de maio, sendo que, para essa turma, foram abertas 100 vagas. As aulas já estão disponíveis e seguirão até o dia 11 de junho, somando, ao todo, 20 horas de conteúdo. Por serem gravadas e disponibilizadas de forma on-line, através do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) da Prefeitura, o participante poderá assisti-las no horário que considerar mais conveniente.

O objetivo do curso é mostrar as ferramentas disponíveis no sistema do Google Classroom, para aqueles que desejam dar aulas ou conduzir práticas educativas usando a plataforma. Devido à pandemia do novo coronavírus, muitas atividades que antes eram presenciais – como as escolares e acadêmicas – passaram a ser executadas através da internet. Em resposta a esse contexto, a Escola de Governo organizou o curso para todos os interessados.

Os participantes aprenderão mais sobre as ferramentas disponíveis no Classroom para a elaboração e disponibilização de materiais como murais virtuais, conteúdos, atividades e avaliações. Os temas trabalhados no curso incluem o envio de avaliações ou trabalhos para a turma, com descrições, data e horário de entrega; a categorização de arquivos, já que o Classroom é associado ao Google Drive; a publicação de mensagens direcionadas a grupos de alunos específicos ou para a turma inteira; e a elaboração de listas de presença dos alunos. “O Google Classroom é uma sala de aula virtual. Para aqueles que gostariam de dar aulas ou que já trabalham com isso, o curso é uma possibilidade muito útil, pois traz diversas ferramentas que ajudam no dia a dia do professor ou cursista. Com o objetivo de abordar todas elas, dividimos o curso em seis módulos, com vídeos tutoriais e atividades avaliativas”, explicou a coordenadora Técnico-Pedagógica da Escola de Governo, Verediana Silva.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, que é responsável pelos trabalhos da Escola de Governo, a intenção da Prefeitura de Londrina é capacitar os servidores municipais, mas também ajudar na formação da comunidade. Por isso, as aulas são gratuitas e abertas ao público externo. Canziani ressaltou que, nessa oficina em especial, a intenção é trazer à tona informações que ajudem a população a se adaptar as novas demandas trazidas pelo isolamento social e as medidas de prevenção ao contágio viral. “A equipe da Escola de Governo se empenhou para elaborar um curso que atendesse às necessidades atuais, fornecendo instrumentos e ferramentas para realizar as aulas on-line e as atividades educacionais. É uma forma de a Prefeitura de Londrina ajudar a população nessa adaptação tão necessária”, explicou.

Para mais informações, basta enviar um e-mail para [email protected] ou telefonar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para (43) 3372-4567.

Ana Paula Hedler/N.com