Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Curso de Políticas de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher

Curso de Políticas de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher

sexta, 05 de abril de 2019

A ação foi ampliada e busca aprimorar a articulação e o fluxo de serviços da rede municipal; haverá dez encontros a partir do dia 16 de abril

Curso de Políticas de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher

Para aprimorar a identificação de casos de violência contra a mulher, e estimular o adequado atendimento e acolhimento às vítimas, a Prefeitura de Londrina realizará, a partir de 16 de abril, o curso Políticas Públicas de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. A iniciativa, idealizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), é direcionada a profissionais dos serviços da rede de atendimento às mulheres em situação de violência, contemplando as áreas da saúde, assistência social, segurança pública, justiça e educação.

Também podem participar conselheiras e conselheiros municipais, estudantes, pesquisadores e representantes de organizações não governamentais com atuação nas áreas afins. As inscrições vão até o dia 27 de abril.

Durante as aulas, a equipe organizadora fornecerá referenciais teóricos, metodológicos e legais aos participantes, visando dar respaldo a intervenções pautadas nos princípios da transversalidade e da humanização.

Dentre os temas tratados, será falado sobre conceito de gênero e violência contra a mulher; reconhecimento e abordagem; políticas públicas e marcos legais como a Lei nº 11.340 (Lei Maria da Penha) e Lei nº 13104/2015 (Lei do Feminicídio); a rede municipal como estratégia de enfrentamento; estrutura e funcionamento de serviços e programas; além de experiências de organizações, grupos e coletivos dos movimentos sociais que atuam no processo de prevenção e enfrentamento da violência; e outros.

Ao todo, haverá dez encontros no decorrer deste ano, com início em 16 de abril e término no dia 28 de novembro. A carga horária total é de 40 horas e foram abertas 70 vagas. O curso irá ocorrer no auditório da Prefeitura de Londrina, sempre das 13 às 17 horas, no segundo piso da sede administrativa localizada na Avenida Duque de Caxias, 635.

Além da equipe multidisciplinar da SMPM, o curso terá encontros ministrados por representantes de serviços específicos. Ainda contará com participação de docentes das áreas de Ciências Sociais e Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, salientou que a capacitação de servidores, representantes e parceiros da rede de enfrentamento irá aprimorar as ações de combate à violência contra a mulher em Londrina, melhorando o fluxo de atendimento e a qualidade dos serviços prestados.

Segundo Nádia, a Prefeitura vem ampliando o espaço para a troca de informações, conhecimentos e experiências referentes a estas situações que estão presentes no cotidiano. “Oferecer esta vasta gama de abordagens sobre o tema representa um instrumento que intensifica a integração de esforços neste enfrentamento e estimula as mulheres a denunciarem os casos de violência. Estamos trabalhando para agregar, cada vez mais, forças para levar a informação adiante e proporcionar o suporte necessário a quem sofre com as variadas formas de violência existentes”, destacou.

De acordo com a assessora de Planejamento da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Elaine Galvão, a capacitação continuada é um desdobramento das atividades que foram desenvolvidas, em 2018, e direcionadas especificamente ao enfrentamento à violência. Ela contou que, a partir de experiências apresentadas pelos servidores ao longo do curso, foi verificada a necessidade de uma carga horária maior, possibilitando um aprofundamento dos debates e a troca de informações. “No seu dia a dia, os profissionais se deparam com as mais diversas situações de violência vivenciadas pelas mulheres. É preciso que estejam preparados para escutar, orientar e promover os encaminhamentos necessários, de acordo com as especificidades de cada caso”, disse.

Inscrições – Os servidores da Prefeitura devem acessar o Ambiente Virutal de Aprendizagem – AVA/PML para efetuar a inscrição no curso, utilizando sua identificação de usuário. Já o público externo deve fazer seu cadastro, também no AVA/PML, clicando neste link da Escola de Governo, e criar sua conta.

Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone 3378-0120 (Elaine Galvão ou Rosangela Teruel); ou e-mail: [email protected]. Ainda há contato com a equipe da Escola de Governo pelo 3372-4567, e e-mail [email protected]