Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Curiosidades tecnológicas que você não conhecia Curiosidades tecnológicas que você não conhecia

Curiosidades tecnológicas que você não conhecia

Friday, 05 de March de 2021
Categoria:

Separamos cinco curiosidades para surpreender quem acha que as empresas tecnológicas não escondem boas histórias

A tecnologia já está tão presente no nosso cotidiano que usamos sem nos dar conta, e não paramos para pensar na trajetória daquele objeto ou software e nos aprimoramentos que aconteceram até chegar às nossas mãos.

Separamos cinco curiosidades deste segmento que envolvem o desenvolvimento da indústria, suas pesquisas e as descobertas que ajudam a facilitar e divertir o nosso dia a dia.

Testes de produtos na Nova Zelândia

Muitas companhias de software e redes sociais escolhem o país para os testes em primeira mão antes de lançar oficialmente os produtos. Os motivos variam: o isolamento do país da Oceania – que evita vazamentos de informações sobre o produto –, os habitantes são falantes da língua inglesa e têm costumes, gostos e poder aquisitivo semelhantes aos ocidentais, etc. Provavelmente, algo que você usa diariamente passou pelo teste no país, já que Yahoo!, Microsoft e até Facebook já usaram a Nova Zelândia para testar coisas e consertar possíveis bugs antes do lançamento oficial.

Facebook paga até US$ 500 para quem achar erros na plataforma 

A plataforma recompensa pesquisadores que ajudam o serviço a fortalecer a segurança do aplicativo e a segurança dos usuários. Quem encontra a falha no sistema, dependendo de fatores como grau de importância, funcionalidade e risco, pode levar até US$ 500 para a conta. Outros serviços da empresa, como Instagram e WhatsApp, também oferecem um sistema de recompensa para quem achar um problema no aplicativo.

Primeira página que existiu na internet continua no ar

É difícil acreditar que uma página esteja no ar desde 1991, com a velocidade com que as coisas somem e se tornam obsoletas nos dias de hoje. A página foi colocada no ar pelo britânico Tim Bernes-Lee e era um sumário apresentando a World Wide Web – a internet como conhecemos e usamos, seu projeto de anos. A página ainda está no site oficial da Organização Europeia e se manteve sem alterações de cor e estrutura.

Antes do projeto do britânico, as páginas não eram conectadas por hiperlinks e não podiam ser acessadas por URLs – eram apenas uma junção de documentos estatísticos. Assim, o projeto foi capaz de tornar a internet mais acessível e fluída.

Síndrome da vibração fantasma 

Apesar de agora os celulares serem conectados ao smartwatch e poderem ser atendidos à distância, as pessoas ainda sentem o celular vibrando no bolso da calça, e essa sensação tem um nome: síndrome da vibração fantasma. Segundo pesquisadores, o que causa isso é o “hábito corporal aprendido”. Como costumamos deixar o celular no bolso ou muito próximo do corpo, passamos a sentir ele como parte do próprio corpo, como um óculos, por exemplo, e as sensações como espasmos dos músculos ou caimento das roupas tendemos a imaginar que é a vibração do celular.

Primeiro filme feito totalmente no computador é brasileiro 

As pesquisas na internet geralmente indicam que a produção da Pixar “Toy Story”, lançada em 1995, foi o primeiro longa totalmente produzido em computador, porém a animação brasileira “Cassiopéia” foi iniciada em 1992. Mesmo tendo sido lançada somente no final de 1995, a produção nacional tem outros pontos acima do blockbuster: foi feita totalmente em CGI, enquanto a produção norte-americana usou moldes reais para confeccionar os personagens.

Divulgação