Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
# Culinária japonesa: sinônimo de arte, ritual e beleza

# Culinária japonesa: sinônimo de arte, ritual e beleza

quinta, 10 de outubro de 2013

O melhor da gastronomia japonesa, também em Londrina

Mais do que nutrir o corpo, uma boa refeição destina-se à comunhão. A comunhão com o alimento pode ser considerada um ritual sagrado, especialmente na cultura oriental. O alimento, que é semeado pela terra, cultivado pelos agricultores e preparado com dedicação, chega à nossa mesa para lembrar-nos de que comer é muito mais do que um ato de sobrevivência, mas sim de celebração!

Na cultura japonesa, por exemplo, alimentar-se é um ritual sagrado. Mesmo na era contemporânea, algumas “regras” são mantidas à mesa. é um costume dizer “itadakimasu (eu humildemente recebo) antes de iniciar a refeição, ou fazer uma oração silenciosa em agradecimento ao alimento preparado. Outro costume é dizer “gochisōsama deshita (foi um banquete), ao anfitrião, ou aos funcionários do restaurante na hora de ir embora.

Normalmente as refeições são realizadas em silêncio em sinal de respeito ao momento sagrado. O arroz e a sopa são servidos no chawan (tigela japonesa) e os hashis (os famosos “pauzinhos” que substituem os talheres ocidentais) nunca devem ser colocados verticalmente no arroz, pois isso remete aos palitos de incenso (que são colocados na posição vertical na areia) durante as oferendas aos antepassados.

 

é costume também comer o arroz até o último grão, pois nada deve ser desperdiçado. Pegar grão por grão é uma atitude deselegante e fazer pedidos especiais ou substituições nos restaurantes é considerado sinal de ingratidão. Com as bebidas, o ritual permanece. Nunca deve servir-se de Saquê sozinho. O ritual tradicional pede que o seu vizinho de mesa o sirva, e você faça o mesmo com ele. O copo deve ficar cheio até o final da refeição, quando ele será esvaziado em um único gole.

A comida japonesa é leve, nutritiva e de fácil digestão. Além de aguçar o paladar, agrada também aos olhos. A beleza da culinária japonesa reflete-se tanto em louças trabalhadas, quanto em cores na diversidade dos alimentos preparados. Os arranjos, na forma como são servidos os alimentos, também contribuem para que a alimentação seja um momento de encantamento aos olhos.

Um dos pratos mais tradicionais japoneses é o sushi, um bolinho de arroz coberto com alga, que também pode ter variações de recheios e coberturas. O Sashimi, muito consumido, é um peixe cru, fatiado, que leva uma gama variada de temperos. O Yakissoba é o macarrão frito à moda oriental com carne, peixe, frango e legumes. Gyoza é um pastelzinho de massa fina com recheio de carne, porco ou vegetais, normalmente servido ao vapor, ou frito, acompanhado de um molho picante. Outro prato muito tradicional da culinária japonesa é o Missoshiro, caldo feito à base de massa de soja (missô), caldo de peixe, cebolinha e tofu.

 

Mas o mais importante, além de conhecer e admirar a culinária japonesa, é degustá-la. Aqui em Londrina, por exemplo, temos um dos melhores restaurantes da região, o Sushi House. O Restaurante Sushi House foi fundado em 1996 e tem como principal objetivo levar satisfação aos clientes, priorizando a escolha dos ingredientes, o atendimento personalizado e a elaboração cuidadosa dos pratos.

O Sushi House serve “à la carte”, com opções de sukiyaki, teppanyaki, tempurá, udon, sushis e sashimis, e também em “Rodízio”, com deliciosas opções de sushis, sashimis de salmão, atum e outros e pratos quentes como tempurá, shiitake missoshiro, hot philadelfia, yakissakana, quioza e harumaki.

Além do ambiente agradável, decorado com referências orientais, você poderá degustar da tradicional culinária japonesa, com um toque contemporâneo e original. Temos certeza de que você dirá “gochisōsama deshita” (foi um banquete), ao final da refeição.

O Sushi House fica na Rua Quintino Bocaiúva, 1094 (em frente ao Supper Muffato da Quintino). O ambiente tem Espaço Kid’s, Sala Vip (para atender pequenos eventos e reuniões com até 20 pessoas), Washitsu (mesas de sentar no chão), Cursos de Sushi e Estacionamento. O restaurante disponibiliza também um Espaço para Festas (próximo ao autódromo), com locação do salão para até 100 pessoas. Reservas: (43) 3337-5457. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 18hs às 23hs.

Fontes: Wikipédia, Cultura JaponesaShojin Cultura Japonesa ZenBlog Lu explica e Sushi House.