Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Cruz é tema de exposição no Espaço Cultural CEDDO

Cruz é tema de exposição no Espaço Cultural CEDDO

segunda, 02 de março de 2015
Categoria: noticia

Começa nesta segunda-feira (2), no Espaço Cultural CEDDO, a exposição Cruz – Paixão Pela Vida. Com temática simbológica, a exposição consiste em 30 obras medindo entre 10 cm até 60 cm. Produzida e montada pela mosaicista Joelma Mottin, a mostra vem ao encontro do permitir-se redescobrir a vida. “Criando cruzes com diversos significados, formatos e materiais e utilizando a técnica mosaico, micro mosaico, mosaico em vidro, estrutural, contemporâneo, fusing e cerâmica, redescubro a dor pela vida, pelo belo e agradável”, explica Joelma. “Na Cruz e pela Cruz carregamos nossos desafios, lutas diárias, vitórias, conquistas, sonhos, alegrias e realizações.”

Segundo a artista, foram usados diversos materiais na produção das peças. Casca de coco, espelho, pedras brasileiras, smalti italiano, pedra cal, lajotas, pastilhas, azulejos, cerâmica, mármore entre outros foram empregados. A ideia era valorizar e identificar as cruzes com o desconhecido e buscar a realidade, a persistência, firmeza, resistência, simplicidade e rusticidade da paixão pela vida que se dá através da Cruz

As obras ficam expostas ao público até o dia 27 de março, no Espaço Cutural CEDDO. A entrada é franca e o período de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h.

Os opostos, tanto nos significados como na forma da cruz, onde temos cada ponta, cada extremo bem distintos, separados e muitas vezes no mesmo ângulo,  transmitem a busca pela perfeição onde esta é formada por dois riscos, um vertical e o outro horizontal, o vertical eleva e o horizontal abraça, acolhe. As pontas  distantes uma das outras, deixam a mostra a fragilidade do ser humano, valorizando sua individualidade, seu amor próprio e  então aparecem as diversas facetas da vida, a fragilidade do ser, a entrega e a confiança, a busca pelas respostas, o dia a dia da humanidade, os conflitos, as conquistas, os sonhos e desejos de um povo que incansavelmente busca o melhor em todos os níveis, e este  é o mesmo povo que sorri, que faz a alegria acontecer, que enfrenta as situações, que é protagonista, que marca presença por onde passa deixando indiscutíveis sinais do amor. O mosaico de cada Cruz tem significado específico e ao mesmo tempo coletivo, é uma homenagem ao povo brasileiro. – Joelma Mottin

Redação Londrinatur com assessoria

Mais detalhes:

Exposição CRUZ - PAIXÃO PELA VIDA Dias: 2 a 27 de março Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h Local: Espaço Cultural CEDDO (Rua Pernambuco, 725)