Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Covid-19: Prefeitura e vereadores discutem medidas sanitárias com supermercados Covid-19: Prefeitura e vereadores discutem medidas sanitárias com supermercados

Covid-19: Prefeitura e vereadores discutem medidas sanitárias com supermercados

Thursday, 11 de March de 2021
Categoria:

Reunião dos vereadores contou com a presença do secretário de Saúde e também de representantes da Apras. Foto: Emerson Dias

Em reunião realizada ontem (10), ficou definido que a Associação Paranaense de Supermercados vai orientar os clientes e reforçar as ações preventivas

Com o objetivo de fortalecer a adesão às medidas sanitárias para a prevenção da Covid-19, a Prefeitura de Londrina participou, na noite de quarta-feira (10), de uma reunião com representantes da Câmara de Vereadores e da Associação Paranaense de Supermercados (Apras).

Foto: Emerson Dias

Durante o encontro, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, frisou que Londrina, assim como o resto Brasil, enfrenta um momento difícil, marcado pelo aumento da quantidade de internações hospitalares. Ele solicitou a colaboração e o empenho de todos os supermercados, enfatizando que milhares de pessoas transitam por essas estruturas diariamente. “Sabemos que parte da população, infelizmente, acaba descumprindo as orientações sanitárias, o que é muito prejudicial. Por isso, trouxemos dados e informações importantes para os representantes dos supermercados, e pedimos a colaboração deles. É essencial que haja esse engajamento de todos os segmentos da sociedade, para que possamos atravessar tudo o que estamos enfrentando da melhor maneira e da forma mais rápida possível”, disse.

Representante da Apras, Marcelo Gasporato (esquerda). Foto: Emerson Dias

O presidente da regional norte da Apras, Marcelo Gasparoto, salientou o compromisso dos supermercadistas em contribuir para o esforço de prevenção à transmissão do novo coronavírus. “Nós estamos presentes em 81 municípios, e faremos todo o possível para orientar nossos clientes e prevenir aglomerações, visando evitar um colapso no sistema de saúde. Vamos nos reunir com a classe supermercadista nesta quinta-feira (11) e reforçar a importância de medidas como a disponibilização de álcool gel, a aferição de temperatura, o distanciamento social e a instalação de telas de acrílico nos caixas”, destacou.

Foto: Emerson Dias

De acordo com o vereador Matheus Thum, o diálogo entre poder público e estabelecimentos comerciais é crucial para a superação da pandemia. “Foi uma reunião muito boa, em que buscamos conscientizar os lojistas sobre a necessidade de reforçar as precauções. Estamos fazendo isso através do diálogo, sem imposição de decretos. Acredito que, dessa forma, conseguiremos obter melhorias importantes para a população”, afirmou.

O vereador Fernando Madureira, líder do prefeito na Câmara Municipal, externou a importância do esforço coletivo no enfrentamento à Covid-19. “Mesmo que os empresários já estejam comprometidos com a vida e o comércio, eles perceberam que é possível melhorar em alguns aspectos. Isso se alinha ao trabalho do Executivo e do Legislativo, e é com essa união de forças que poderemos melhorar a segurança que oferecemos para a comunidade”, pontuou.

Participaram da reunião também, presencialmente, representantes de todos os supermercados da cidade e os vereadores Eduardo Tominaga, Ailton Nantes, Chavão, Beto Cambará e Mara Boca Aberta. A vereadora Lu Oliveira participou virtualmente.

N.com