Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Consultoras de viagem usam aplicativo de gestão para criar roteiros aos turistas

segunda, 04 de julho de 2022
Categoria

O pós-pandemia acelerou a tendência dos consumidores em comprar passagens aéreas online, assim como pacotes ofertados por propagandas em redes sociais. Mas, nada disso substitui o atendimento personalizado de elaborar roteiros e oferecer alternativas de passeios nos destinos, adequando à necessidade e à disponibilidade de cada turista. Especialistas em consultoria de viagens, Dóren Faria e Iza Simão, da Criattiva Turismo, aproveitam os recursos tecnológicos para atender aos clientes e utilizam o aplicativo de gestão Trello para criar roteiros aos turistas.

“A internet não deve ser encarada como um obstáculo, mas, como uma ferramenta importante para potencializar as viagens dos turistas. Então, observando esse movimento de que as pessoas estão comprando passagens e pacotes pela internet, também estamos mudando nosso conceito para oferecer aos turistas o que eles mais precisam”, explica Iza Simão, consultora de viagens. De acordo com ela, a consultoria mais completa vai traçar um perfil do cliente, entendendo as expectativas dele com relação à viagem. “Pode ser de família, empresarial, sozinho, em grupo ou com os amigos. Primeiro a gente faz uma reunião para entender tudo isso”, diz.

Em seguida, um questionário é enviado para complementar a reunião. E, assim, o viajante poderá detalhar melhor que tipo de passeios quer fazer, quais compromissos não podem faltar e em que momentos ele deverá ter o dia livre durante a viagem, seja nacional ou internacional. “Depois dessa reunião e a partir do questionário, vamos buscar os melhores hotéis, passeios, sugestões de restaurantes, bares, programas ao ar livre. E, assim, conseguimos colocar tudo no aplicativo Trello, num projeto flexível de viagem”, afirma Dóren Faria.

De acordo com ela, o projeto no Trello pode ser alterado a qualquer momento por quem tiver acesso. “Isso significa que, se aconteceu algum imprevisto, se um passeio demorou mais do que deveria, nós conseguimos alterar a programação, mudar reservas e deixar tudo esquematizado. O turista pode acessar tudo isso de onde estiver, pelo celular”, ressalta. Outra grande vantagem é a de poder flexibilizar o roteiro a qualquer momento. “Se o viajante chega a um destino e descobre algum outro programa para fazer, ele pode mudar o projeto em temo real.”