Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Construções Sustentáveis

Construções Sustentáveis

terça, 24 de agosto de 2010
Categoria: noticia

Estamos vivendo um tempo em que o homem se deu conta de que o mundo para ele é um só. Não haverá espaço para práticas ambientalmente incorretas e a prova disto é a realidade do aquecimento global e as graves conseqüências do efeito das mudanças climáticas, já sentidas no dia a dia, pelas fortes variações das condições ambientais.

Os conceitos de sustentabilidade saem da teoria e passam a ser aplicados na prática e cobrados cada vez mais pela sociedade. Assim, não há outro caminho para a evolução no desenvolvimento das cidades, senão o caminho das Construções Sustentáveis, cujo tema passa por diversos assuntos, tais como coleta de material reciclável, reuso de materiais, matérias-primas regionais, materiais de baixo impacto ambiental, e, acima de tudo, materiais de baixa emissão de gases de efeito estufa.

As cidades concentram o maior volume de emissões que causam o aquecimento global. Cerca de 40% das emissões provêm das construções (emissões das casas e edifícios).

Nesta linha, surge um novo efeito positivo na utilização da madeira – único material estrutural renovável atualmente disponível no mercado mundial (Domingues Gauzin-Müller, França; ITA, 2005). Assim, a utilização da madeira de origem legal em construções traz fortes benefícios ambientais, e que já estará totalmente adequada para novos conceitos, tal como a certificação na linha Geen Building, pois a madeira concentra cerca de 42% a 50% do seu peso de carbono fixado, que foi seqüestrado da atmosfera.

Ao considerarmos o ciclo global do carbono, e a política internacional da necessidade de redução deste na atmosfera, o componente madeira deve ser empregado cada vez mais na fabricação e utilização de bens duráveis, como estruturas, painéis, móveis, molduras, interiores e outros produtos que fixam o carbono à longo prazo.

Levando em conta esses fatores, o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina – CEAL, em parceria com o CREA-PR e FUPEF (Fundação de Pesquisas Florestais do PR), promovem o Workshop Madeira Legal – Conheça as Vantagens Ambientais e Sociais no Uso de Madeira Legal nas construções.

Saiba mais: Workshop Madeira Legal

Fonte: CEAL

Mais detalhes:

Workshop Madeira Legal Data: 28/09/2010 Inscrições: de 13/08/2010 a 27/09/2010 (inscrição gratuita - poderão ser feitas por telefone ou e-mail, basta nos enviar seus dados (nome, endereço, matricula ou CREA, telefone e e-mail) *trazer um quilo de alimento não perecível que será doado a uma entidade da cidade. Contato: (43) 3348-3100 Site: http://www.ceal-londrina.com.br/