Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Conheça 6 coisas do dia a dia inventadas por astronautas

Conheça 6 coisas do dia a dia inventadas por astronautas

segunda, 12 de julho de 2021
Categoria

Adaptados para necessidades terrestres, utensílios de origem espacial mais comuns estão presentes na casa da maioria dos brasileiros

Muitos podem nem saber, mas tecnologias estão muito presentes em nosso dia a dia e são realmente influentes em nosso cotidiano. Então, mesmo que a maioria da população nunca tenha usado um traje para astronauta ou entrado em um foguete, a tecnologia desenvolvida para exploração espacial é mais comum do que o imaginado.

As invenções da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) não servem apenas para bases espaciais e melhorias em satélites, pois já ajudam o grande público e representam um grande passo para todos os seres humanos.

Confira a lista dos seis produtos do cotidiano que foram, a princípio, desenvolvidos para melhorar a vida dos no espaço.

Amortecedores para tênis 

As necessidades  no espaço não são iguais às que temos na Terra, por isso as adaptações são parte essencial dos produtos desenvolvidos para astronautas. Como é o caso dos amortecedores presentes na sola dos tênis de corrida. Essa tecnologia foi desenvolvida pela NASA para aguentar impactos, mas não nos pés: o material foi utilizado primeiro no interior dos capacetes que compunham os trajes espaciais.

Máquina de exercícios tipo BowFlex

Para evitar que os astronautas fossem impactados pelo enfraquecimento dos músculos e dos ossos, a NASA inventou esse sistema de exercícios físicos para manter a tripulação ativa. A máquina foi desenvolvida com molas para ocupar os lugares dos pesos, que não possuiriam nenhuma finalidade em um espaço com gravidade zero, e também para caber na nave sem ocupar muito espaço, por isso é tão compacta.

Cobertor térmico

A película de poliéster com resistência térmica e propriedades de isolamento de calor chamada foi usada pela primeira vez em trajes espaciais e satélites. Hoje em dia, o material é usado em cobertores térmicos e fitas pela sua leveza e por ser à prova d’água e por sua eficácia em manter o calor corporal. Geralmente, é utilizada em situações de emergência, como em resgates feitos pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Aeroponia 

Para as missões de longo prazo, a NASA precisou inventar uma forma de os astronautas cultivarem a própria comida, criando a aeroponia, um jardim que pode ser cultivado sem solo, com as plantas suspensas no ar e que reduz em quase 98% o consumo de água. Agora, a técnica é comumente usada para cultivo de plantas ornamentais e comestíveis em pequenos apartamentos.

Alimentos com preservação prolongada

A liofilização – processo de desidratar alimentos perecíveis, para que possam ser preservados por mais tempo – foi criada para as longas missões Apollo, que aconteceram nos anos 70, porque os astronautas precisavam comer alimentos variados para manter uma boa saúde. Hoje, alimentos secos ainda fazem sucesso pela durabilidade, foram popularizados e são vendidos em supermercados comuns, além de estarem dentro de outras comidas, como barras de proteína, por exemplo.

Filtros de água de nanofibras 

Essas nanofibras foram criadas e testadas pela NASA. O material microscópico é capaz de remover até 99,9% das impurezas em qualquer material líquido. Essa tecnologia foi inicialmente desenvolvida para que os astronautas filtrassem o suor e a urina, mas hoje esses filtros são produzidos em larga escala e usados para fins industriais, além de ajudar a tratar a rede de esgoto de diversas cidades.

Divulgação