Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Confira as próximas atrações da Agenda Virada Cultural Confira as próximas atrações da Agenda Virada Cultural

Confira as próximas atrações da Agenda Virada Cultural

Friday, 11 de June de 2021
Categoria:

Espetáculos de teatro ao vivo, exposição de museu, sarau, artes circenses e histórias infantis são alguns dos eventos on-line disponíveis

Imagem: Divulgação

Repleta de atividades e conteúdos virtuais, a Virada Cultural traz mais uma programação com atrações para todas as idades. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), responsável pela organização, informa a agenda atualizada, exclusivamente on-line, composta por espetáculos teatrais, apresentações, contação de história, cursos, grupo de leitura e exposição, entre outras ações. A lista completa pode ser acessada pelo endereço https://portal.londrina.pr.gov.br/agenda-cultural .

Por meio das atividades divulgadas pela Virada Cultural, o público londrinense, e de qualquer parte do mundo, conta com diferentes opções de lazer, entretenimento e diversão durante o período de pandemia da Covid-19. A agenda é construída e disponibilizada a partir de artistas, grupos e instituições locais que trabalham com a cultura.

As atrações indicadas são ofertadas com base nos eventos cadastrados na plataforma Londrina Cultura, sendo resultado de pesquisas em diversos canais, ofertando diversas linguagens artísticas e culturais. Há atividades especialmente voltadas para o público infantil, que ficam devidamente sinalizadas na programação.

Teatro – Nesta quinta-feira (10), às 19h, o projeto Ocupação Usina Cultural transmite, ao vivo, o espetáculo “Nada mais seria como antes”, apresentado pela Estranha Companhia de Dança-Teatro, de Londrina. Protagonizada pelo ator e bailarino Gabriel Paleari, a peça mescla dança e teatro e aborda questões como o amadurecimento do corpo, dos gestos e de si próprio, trazendo uma linguagem que explora a dança pessoal e intensa, em uma realidade bifurcada entre abstração e ações. A transmissão pode ser assistida pelo canal do Usina Cultural no YouTube.

Imagem: Divulgação

No sábado (12), a Palhaça Frida apresenta o espetáculo “Ao Ponto”, também ao vivo, e dentro da programação do festival on-line Ocupação Usina Cultural. O espetáculo mostra a personagem Frida, que vem de uma família de gerações de cozinheiros, mas os esportes fazem o coração dessa palhaça bater mais forte. Assim, mesmo cozinhando, ela brinca de ser aquilo que quer ser, e se desdobra para fazer uma receita e cumprir com a tradição. A peça on-line pode ser conferida no endereço https://www.youtube.com/watch?v=qP_lLhz–I8

Tanto a Vila Usina Cultural, como o projeto Ocupação Usina Cultural, recebem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Até o dia 18 de junho, ficará disponível ao público a temporada on-line do espetáculo “Vozes Anoitecidas”, criado a partir do conto “A Última Chuva do Prisioneiro”, do escritor moçambicano Mia Couto. Desenvolvido pelo Grupo Caos e Acaso de Teatro e Fábrica de Teatro do Oprimido – FTO, o espetáculo narra a trajetória de dois jovens em meio a uma guerra civil. Ambos partem de suas aldeias em jornadas, buscando, cada qual a sua maneira, fugir dos conflitos e reconquistar suas humanidades. Assista clicando aqui.

Exposição “Obras do Jardim” – Em comemoração ao aniversário de 28 anos do Museu de Arte de Londrina, a Secretaria Municipal de Cultura continua apresentando a Exposição Virtual “Obras do Jardim”, com cinco esculturas compostas pelos artistas Caciporé Torres, Sérvulo Esmeraldo, Cleber Machado, Zanzal Mattar e Vanda Pepiliasco. Todas as obras integram o acervo do Museu de Arte de Londrina. A exposição foi aberta em maio e fica disponível até 31 de dezembro de 2021. Acesse em: https://www.youtube.com/watch?v=gu-7DLlrI14

Artes circenses – A Vila Cultural Barracão Tangará, junto com a equipe gestora Tangará Produções, disponibiliza pequenos vídeos com dicas e técnicas sobre as artes circenses. Para conferir, acesse o Instagram do Barracão Tangará.

Sarau do conto surreal – Todas as terças e quintas-feiras, o público pode conferir o podcast Contos Absurdos, Abstratos e Surreais, que apresenta histórias inimagináveis. Na próxima semana, confira o conto inédito “A Evolução Humana”, escrito por Lucy Dinknesh, com edição e apresentação do Bacharel em Artes Cênicas pela UEL, Lucas Turino.

Infantil – Direcionadas às crianças, as histórias da Vovó Fofuxa são presença constante na programação da Virada Cultural. Quem interpreta a personagem é Eloiza Torres, professora, artista e contadora de histórias, que narra contos, receitas e brincadeiras de forma lúdica. Nesta semana, confira o vídeo inédito: “Vovó Fofuxa participa do sarau do fã club Roupa Nova, contando a história da banda”. Clique aqui para ver.

N.com