Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Como se proteger de golpes na internet é tema de oficina para mulheres

Como se proteger de golpes na internet é tema de oficina para mulheres

sexta, 03 de junho de 2022


As interessadas devem se inscrever, antecipadamente, pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056

Neste sábado (4), das 9h às 11h, a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM) realiza a oficina “Como se Proteger de Golpes na Internet”, em parceria com a Unopar/Pitágoras. A iniciativa é gratuita e voltada a mulheres acima de 18 anos, com atividades presenciais no laboratório de Tecnologia da Informação (TI) da universidade, na unidade Catuaí (Rua Edwy Taques Araújo, 1.100).

As interessadas devem se inscrever, antecipadamente, pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056. A oficina será ministrada pelo docente em Engenharia da Computação, Santo Teixeira Pinto. “Nosso objetivo é informar e alertar as mulheres sobre as maneiras de se proteger dos diversos golpes aplicados na internet”, contou.

No conteúdo programático constam os seguintes tópicos: o que acontece com as informações pessoais se forem entregues para alguém mal-intencionado; perigo dos vírus; como fazer uma cópia de segurança; como criar uma senha secreta adequada e segura; como se proteger no uso de redes sociais e na internet como um todo.

A secretária municipal da pasta, Liange Doy Fernandes, ressaltou que, em 2020, o Brasil foi o país mais atingido por tentativas de roubos de dados pela internet, e em 2021 foram mais de 150 milhões de vítimas em golpes virtuais. “Por isso, é fundamental que as pessoas se protejam numa sociedade cada vez mais digital”, frisou.

A psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, informou que além desta oficina, outras ações serão estabelecidas por meio da parceria no segundo semestre. “O avanço da tecnologia e das mídias digitais trouxe crescimento tanto no acesso à informação como nas novas formas de comunicação. No entanto, junto com o avanço tecnológico vieram os golpes realizados pela internet, por isso é importante que as mulheres estejam atentas sobre isso”, enfatizou.

Fonte: N.Com