Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Como é feito e para que serve o Censo Demográfico?

Como é feito e para que serve o Censo Demográfico?

segunda, 10 de maio de 2021
Categoria

Pesquisa é realizada uma vez por década para medir tamanho da população e coletar estatísticas gerais

Foto: acervo IBGE

O Censo Demográfico é uma pesquisa realizada a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é levantar dados gerais focados no tamanho da população brasileira, características regionais e qualidade de vida em cada território nacional, se baseando em fatores como a renda, por exemplo. A pesquisa é realizada individualmente em cada município brasileiro e é extremamente importante por indicar pontos que precisam ser melhorados em políticas públicas e investimentos governamentais ou privados.

A coleta de dados é realizada por entrevistas presenciais, onde um questionário é aplicado a uma parte das pessoas residentes em território nacional. As perguntas são objetivas e baseadas unicamente em informações relevantes para a apuração, como características domiciliares, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento e mortalidade.

Para fazer essas entrevistas, o IBGE realiza concursos abertos para contratar recenseadores em todo o país. Eles são os encarregados de bater de porta em porta e coletar os dados de cada domicílio. Por uma questão de praticidade, a quantidade de habitantes entrevistados é definida de acordo com a população do município: quando o número é inferior a 2.500 habitantes, 50% dos domicílios são entrevistados; com até 8 mil habitantes, a entrevista é feita com apenas 33%; se chegar a 20 mil habitantes, o número cai para 20%; e, passando desta marca, o foco é apenas 10% da população.

O processo costuma ser realizado sempre no segundo semestre dos anos selecionados, mas a pesquisa em si demora um bom tempo para ficar pronta. Uma vez que a coleta de dados é encerrada, tudo que foi apurado é cuidadosamente analisado nas bases de dados do IBGE, sendo transformado em planilhas, tabelas e gráficos. Todo o processo leva, em média, três anos para ficar pronto, contando do início da coleta até a finalização da pesquisa e a liberação dos dados.

Em circunstâncias normais, o Censo Demográfico teria sido realizado novamente em 2020, mas acabou sendo adiado, devido ao grande impacto da pandemia do Covid-19 na economia do país. A pesquisa aconteceria em 2021, mas, após sofrer um corte de 90% na verba orçamentária, foi cancelada por falta de recursos. Ainda não há previsão de quando a próxima coleta de dados será realizada, mas, segundo o IBGE, ainda existe a possibilidade de acontecer em 2022.

Divulgação