Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Comitiva da 2° Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência visita a Prefeitura de Londrina

quarta, 18 de dezembro de 2019

Recebidos pelo vice-prefeito, João Mendonça, grupo conversou sobre ações e medidas em prol da cultura de paz

Comitiva da 2° Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência visita a Prefeitura de Londrina

Foto: Vivian Honorato

A 2° Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência está passando por Londrina nesta terça-feira (17). Iniciada na cidade de Madrid, em 2 de outubro, quando é comemorado o Dia da Não-Violência, a marcha vai percorrer 15 cidades brasileiras, de sete estados diferentes. Como parte do percurso, os ativistas vão conhecer alguns pontos da cidade, acompanhados por integrantes do Conselho Municipal da Cultura de Paz (COMPAZ).

A comitiva esteve na Câmara Municipal e, em seguida, visitou a Prefeitura de Londrina, onde foram recebidos pelo vice-prefeito, João Mendonça. “Parabenizo a todos vocês, que se empenham em prol da paz em nossa cidade, fazem um trabalho voluntário fantástico e utilizam o diálogo de uma forma extremamente positiva”, afirmou Mendonça.

Comitiva da 2° Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência visita a Prefeitura de Londrina

Foto: Vivian Honorato

O coordenador da Marcha na América Latina, Gunther Aleksander, explicou que a primeira edição ocorreu há dez anos, e também teve Londrina no roteiro. “Ainda falta despertar nas crianças, desde pequenos, a importância do cuidado com as pessoas. E com a marcha, além de chamar a atenção para a causa, fazemos um fio condutor entre cidades do mundo inteiro para que conheçam as atividades umas das outras, fortalecendo os lugares onde já existe um trabalho permanente, como Londrina”, comentou.

Aleksander citou que a agenda da 2° Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência foi estabelecida pelos organizadores em cada cidade. “Os eventos têm sido bem diversificados, como audiências públicas, mesa redonda com movimentos sociais e culturais, exibição de vídeos, entre outros. Além da violência física existem outros tipos de violência, como a econômica, racial, religiosa, sexual, e para cada uma delas são feitos trabalhos e projetos específicos, que estamos divulgando com a Marcha, focando cada vez mais na sensibilização das crianças”, explicou.

Durante a visita ao gabinete do prefeito, o coordenador da Marcha na América Latina recebeu o material desenvolvido pelo COMPAZ em parceria com a ONG Londrina Pazeando. Foram entregues, pelo conselheiro municipal Luis Claudio Galhardi, o jogo educativo Trilha da Paz, que rapidamente foi aproveitado pelas crianças que integram o grupo. Galhardi também forneceu a última edição do livro Londrina Pazeando, com compilado de textos e desenhos, e o livro “Armas Para Quê”, do sociólogo Antônio Rangel Bandeira.

Após a visita à Prefeitura, a Marcha se dirigiu até o Lago Igapó, onde fica o Totem da Paz. Na sequência, às 18 horas, o grupo fará uma caminhada no Calçadão, que deve encerrar às 20 horas, para assistirem, na Avenida Paraná, 646, a 5ª edição da Cantata Encanto de Natal Sicoob. A Prefeitura é uma das apoiadoras dos eventos, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL).

Fonte: N.Com