Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Comitê define ações para celebrar o Dia Sul-Americano do Desarmamento Voluntário Comitê define ações para celebrar o Dia Sul-Americano do Desarmamento Voluntário

Comitê define ações para celebrar o Dia Sul-Americano do Desarmamento Voluntário

Wednesday, 24 de February de 2016
Categoria: noticia

Comemorado no dia 15 de março, evento tem por objetivo promover a cultura de Paz e o desarmamento em Londrina

Na tarde desta terça-feira (23), o Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), juntamente com o Movimento pela Paz e Não-Violência de Londrina, reuniu-se na Prefeitura de Londrina para discutir possíveis ações referentes ao Dia Sul-Americano do Desarmamento Voluntário e Controle de Armas, comemorado em 15 de março. Dentre os presentes, estiveram representantes de órgãos públicos como a Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, e sociedade civil organizada.

Segundo o diretor do Compaz e coordenador da Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, no encontro o Comitê Londrinense para o Desarmamento e Controle de Armas definiu os detalhes para o 10º Manifesto pela Paz no Hospital Universitário (HU), onde as atividades estarão concentradas. “No dia 15 de março, a Polícia Civil irá instalar no HU um posto de recolhimento, onde as pessoas poderão entregar armas de qualquer calibre. A Polícia Militar estará colaborando nesta ação”, afirmou.

Galhardi acrescentou que o tema do Desarmamento e a Cultura da Paz serão também abordados nas escolas. “A Secretaria Municipal de Educação, as escolas particulares e o Núcleo Regional de Ensino irão trabalhar em sala de aula, com crianças e adolescentes, a importância do desarmamento e de vivermos em uma cultura de paz. Serão aproximadamente 160 mil alunos repassando esta mensagem nas casas, e essa é uma das nossas conquistas”, frisou.

A qualquer momento, quem possui uma arma de fogo, com ou sem registro, pode entregá-la nos pontos credenciados. Pelo site http://goo.gl/t5fn3d, da Polícia Federal, é possível emitir a Guia de Trânsito, para que o proprietário faça o trajeto da entrega da arma com segurança e de maneira legal. Dependendo do tipo de arma, a indenização oferecida ao portador varia entre R$ 150,00 a R$ 450,00.

Fonte: N.Com

Imagem: Reprodução