Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Comércio volta a estar aberto hoje – quarta-feira (15)

quarta, 15 de julho de 2020

Decreto municipal 819 estabelece que as atividades podem voltar a funcionar, conforme as regras e horários dos decretos 541 e 558

Foto: Vivian Honorato

O prefeito Marcelo Belinati decretou ontem (14) a reabertura do comércio e demais atividades econômicas que estavam suspensas em Londrina, desde o dia 1º de julho, por conta do decreto de quarentena do governo estadual. O funcionamento poderá ocorrer, já a partir desta quarta-feira (15), seguindo os mesmos horários e regras anteriormente estabelecidos.

A decisão foi tomada após o anúncio de que o governador Carlos Massa Ratinho Junior não renovará o Decreto 4.942/20, que estabeleceu medidas restritivas mais rigorosas para sete regionais de saúde do Paraná, incluindo Londrina, abrangendo 141 municípios ao todo. Assim, o Decreto Municipal nº 819 restabelece a validade das medidas de segurança que vigoravam em Londrina, regulamentadas pelos Decretos 541 e 558, de maio de 2020. A legislação municipal com relação ao coronavírus está à disposição no Portal da Prefeitura.

Segundo o prefeito, haverá um pronunciamento oficial sobre o assunto nesta quarta-feira (15), para tratar deste e outros assuntos. “É muito importante que todos que forem voltar ao trabalho respeitem todas as regras e orientações de prevenção e cuidados com a saúde que tanto temos reforçado, dia após dia, ao longo dos últimos meses. Peço que se cuidem e cumpram todas as medidas, especialmente o uso de máscara e evitar aglomerações”, ressaltou.

Com a retomada das medidas anteriores, o comércio de rua poderá abrir amanhã (15), das 10h às 16h. Bares e restaurantes poderão funcionar até as 22h. mantendo a capacidade máxima de 50% da lotação do local e demais restrições estabelecidas. Já os shoppings estão autorizados a operar, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

Por meio de nota oficial, o Governo do Paraná anunciou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o Decreto 4942/20 perde efeito a partir desta terça-feira (14). As medidas de quarentena mais rigorosa estavam valendo para 141 municípios, das regionais de Londrina, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Toledo, Foz do Iguaçu, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba. As restrições para a 1ª Regional de Saúde do Litoral serão mantidas até 21 de julho.

Fonte: N.Com