Museu Histórico recebe pré-lançamento do 14º Londrix
O Museu Histórico de Londrina recebe, nesta sexta-feira (20), às 19 horas, um evento que...
Confira a programação das mesas redondas e palestras do Festival Literário de Londrina (Londrix 2012).
21 de agosto (terça-feira)
Das 16 às 22 horas – Feira de Livros no Centro Cultural Sesi – Entrada gratuita.
16h30, no Centro Cultural SESI ? ?Café das Letras? com Herman Schmitz (Londrina). Curitibano naturalizado londrinense, o poeta Herman Schmitz tem se notabilizado em procurar formas alternativas de fazer com que a poesia seja acessível ao maior número possível de leitores. ?Grafados? ? espaço dedicado à literatura visual – é o trabalho que ele expõe no Festival Literário de Londrina ? Londrix 2012. Foi criado para ser acessado pela rede social Facebook ou do blog http://grafados.blogspot.com.
17h30-19 horas, no Centro Cultural Sesi ? Lançamentos:
Lucinea Aparecida Rezende, ?Leitura infanto-juvenil: abordagem teórico-práticas?, aborda o mundo do ?era uma vez? via questões de estudo e ensino da leitura voltadas ao universo infanto-juvenil.
Marco Soares, ?Da Alemanha aos trópicos: identidades judaicas na terra vermelha – 1933-2003?, cuida da fuga de judeus-alemães da Alemanha para Rolândia (PR), durante o regime nazista.
Cleide Vitor Mussini Batista, ?A Bruxinha Xenilda e o caldeirão gramatical? (EDUEL), de Cleide Vitor Mussini Batista. Ficção juvenil. Bruxinha de uma família de bruxas quer seguir carreira profissional diferente. Vencido os obstáculos, ela transforma-se em uma professora de gramática e usa uma proposta divertida para ensinar seus alunos.
Rodrigo Garcia Lopes, ?Poemas escolhidos?, plaquete da coleção Poesia Viva editada pela Curadoria de Literatura e Poesia do Centro Cultural São Paulo-SP – traz poemas do autor londrinense.
Elisabete Ghisleni, ?Noct Lux?. No tempo das tecnologias que permitem, visual e graficamente, praticamente tudo que a imaginação devaneia, Elisabete Ghisleni liquidifica palavra e imagem seguindo o receituário interpretativo do filósofo que nos concedeu ?O direito de sonhar?, Gaston Bachelard. ?A água e os sonhos?, abordagem sobre a imaginação da matéria e da poética da água, elemento constitutivo da vida, neste caso, é o guia na coleta das imagens.
19 horas, Centro Cultural SESI ? Mesa ?Alternativas impressas?, com Maria Aparecida Dias da Costa (São Paulo) e Beatriz Bajo (Londrina). Mediação: Rodrigo Garcia Lopes.
O movimento cartoneiro conquista um importante espaço editorial como alternativa não só para novos autores como também para os contemporâneos que buscam a liberdade de criação, autonomia sobre suas obras e alternativas comerciais mais justas. O Londrix traz para um bate-papo Maria Aparecida Dias Costa, da editora ?Coletivo Dulcinéia Catadora?, e a escritora e poeta Beatriz Bajo, autora de “A Palavra É” e “A Face do Fogo”, que recentemente fundou em Londrina a ?Rubra Cartoneira Editorial?. Como mediador, o poeta e escritor londrinense Rodrigo Garcia Lopes.
20 horas, no Centro Cultural Sesi – Palestra ?Múltiplos sentidos para se captar a literatura?, com Evandro Rhoden (São Paulo).
Evandro Rhoden, professor de audiovisual, idealizador da Editora Kazuá, conduz a conversa relacionando temas comuns ao audiovisual e à literatura, um ?entre? o desejo e a realização da comunicação, a produção; as influências das redes sociais e da internet no modo de realização, na pluralidade de textos, no gosto dos leitores; múltiplos sentidos para se captar a literatura e novas questões instigam o debate.
20 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis:
Revista ?Coyote? (Kan Editora), lançamento da 24ª edição e exposição comemorativa de uma década de circulação. Revista literária produzida e editada por Ademir Assunção, Marcos Losnak e Rodrigo Garcia Lopes.
Show ?Terra Celta?, música e literatura irlandesa, especial para o Festival Literário de Londrina ? Londrix 2012. O grupo é expert na mixagem de gêneros musicais aparentemente distantes, sempre com performances muito bem-humoradas. No caldeirão do Terra Celta entra rock, MPB, folk, rap, moda de viola e baião, entre outros. No Festival Literário ? Londrix 2012, o Terra Celta mostra sua música e encara o desafio de musicar e declamar seculares poemas irlandeses.
Fonte: e-lectra Comunicação