Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Começa um dos maiores festivais de música do país: o 31º Festival de Música de Londrina

quinta, 07 de julho de 2011
Categoria: noticia

Acontece até o dia 24 de julho, a 31ª edição do Festival de Música de Londrina (FML), o ?Festival de Todas as Músicas?. O concerto oficial de abertura será ?Uma Noite na Ópera?, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), sob a regência do maestro japonês Daisuke Soga, com os solistas Kalinka Damiani, Miguel Geraldi, Masami Ganev, Ariadne Oliveira e Cláudio de Biaggi. 

O concerto programado para as 20h30, no sábado (09/07) no Teatro Ouro Verde, no centro de Londrina (PR) (Rua: Maranhão, 85) terá participação do Coro Votorantim do FML, preparado pelo regente Jailton Santana e da Cia de Dança Flamenca, Michel Cassin. No programa as aberturas e árias de óperas como ?Madame Butterfly?, de Puccini; ?Colombo?, de Carlos Gomes; ?La Traviata? e ?Rigoleto?, de Verdi; ?Cavalaria Rusticana?, de Mascagni e ?Carmem?, de Bizet. O concerto terá uma segunda edição, no domingo, dia 10, também às 20h30.

Ainda no sábado, dia 9, a partir das 11h, o londrinense será brindado com um Desfile de Abertura, pelo calçadão central da cidade com a Banda Lyra de Tatuí (SP), com 50 jovens integrantes. O desfile começa em frente ao Teatro Ouro Verde.

O Festival de Música de Londrina, que tem na direção artística o pianista Marco Antônio de Almeida, é reconhecido nacionalmente tanto pela programação artística, quanto pela grade pedagógica, que se complementam entre aulas e práticas. Almeida classificou o Festival de Londrina como um dos mais importantes do sul do país. ?O Festival não é só entretenimento. Ele dá grande ênfase ao processo educacional, com uma excelente grade pedagógica?, disse, citando os 54 cursos ofertados, com práticas, regências, instrumentos e voz.  ?Londrina é uma grande escola de música no mês de julho?, afirmou.

Grade artística

A diversidade musical da Programação Artística do FML vai do erudito ao popular, passando pelo rock, jazz, choro, entre outros. O FML homenageia os 200 anos de nascimento de Franz Liszt (1811) com o concerto ?Lisztmania?. A atriz e cantora Fernanda Couto apresenta o show ?Nara?, que retrata a vida da célebre cantora Nara Leão.  A pianista venezuelana Gabriela Martinez, prêmio Rubinstein de Piano, realiza concerto com o grupo ?Atrium?.

Destaques também para a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) com o solista Marco Antonio de Almeida, a Banda Lyra de Tatuí, o Musical Infantil Saltimbancos, o Recital de Harpa com Hélio Leite, o Duo de Vibrafone e piano, a ópera ?O Empresário? de Mozart, o Concerto da Paz e Esperança com a com Orquestra Votorantim e uma extensa programação de música popular no Bar Valentino.

Veja a programação completa em nossa agenda.

Grade pedagógica

 O 31º FML iniciou as atividades pedagógicas com um curso de musicalização para as detentas do 3º Distrito de Londrina. O curso ?A voz através das grades?, um projeto de inclusão do FML iniciou as aulas no dia 6 de junho, que são realizadas todas as segundas-feiras, às 14h, com duração de duas horas.

O FML foi um dos 16 projetos contemplados na seleção pública do Instituto Votorantim, que contou com 1780 projetos inscritos. A Orquestra Sinfônica Jovem Votorantim do 31º FML selecionou 100 jovens instrumentistas, monitores e chefes de naipes de todo o país e o regente da orquestra será o conhecido maestro japonês Daisuke Soga.

A programação pedagógica do evento terá como Quartel General o Colégio Mãe de Deus (rua Pará, s/nº – em frente ao Bosque), onde serão realizados a maioria dos 54 cursos, 10 módulos, 10 práticas de conjuntos, ministrados por 58 professores, profissionais reconhecidos no cenário nacional e internacional. 

Entre os cursos que se destacam estão: ?Música e Tecnologia?, com composição assistida por computador e curso de trilha sonora para cinema e televisão; no módulo de ?voz?, a interpretação cênica para cantores. Destacam-se ainda os cursos de musicalização para a 3ª idade; viola caipira; cursos de inclusão, como ?musicografia em Braille? e atividades musicais com alunos deficientes no ensino fundamental e um módulo especial todo para crianças, com aulas de iniciação ao violão e a bateria pela primeira vez no festival.

Fonte: Alea Comunicação

Mais detalhes:

Ingressos para o 31 ° Festival de Música de Londrina Local: Teatro Ouro Verde Valor: R$ 15,00 (inteira). R$ 7,50 (meia para estudantes, pessoas acima de 60 anos e funcionários públicos).