Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Começa o Horário de Verão 2011/2012

quinta, 13 de outubro de 2011
Categoria: noticia

Começa à meia-noite deste sábado (15/10) o horário brasileiro de verão. Os relógios devem ser adiantados em uma hora, assim que marcarem 0h, do dia 16/10, passando a marcar 1h do domingo. O novo horário vai até o dia 26 de fevereiro de 2012.

Serão 126 dias de vigência do horário de verão. As regiões atingidas pela medida devem reduzir a demanda de energia elétrica em aproximadamente 1.820 MW (megawatts). Na região Sul, caso de Londrina, espera-se a redução de 500 MW (4,7%).

No ano passado, a COPEL (Companhia Paranaense de Energia) informou que 200 megawatts de potência deixaram de transitar pelo sistema elétrico paranaense durante o horário de pico. Essa potência equivale à demanda máxima da Região Metropolitana de Londrina, que é o segundo maior centro urbano do Estado.

Com o horário de verão, a luminosidade natural pode ser aproveitada de melhor forma. O horário de verão começa nessa época do ano em consequência do aumento da demanda de energia, com o calor e crescimento da produção industrial com a aproximação das festas de final de ano.